ARTIGO – Quando a estupidez, a insensatez e o mau-caratismo se apoderam dos seres humanos que buscam o poder a qualquer preço

-

POR MANOEL ARANHA!

É bem isso que São Mateus está vendo e vivendo com mais gravidade nos últimos anos. Isso para usarmos de palavras leves e educadas, pois se formos para o linguajar mais popular e de baixo calão, aí as coisas ficariam bem mais explícitas, porém indelicadas, de falta de bom senso, de princípios e de educação.

Por que será que pessoas – se é que podemos chamá-las assim – ligadas à atual administração têm agido e se comportado de forma acintosa, agressiva e pejorativa com cidadãos de bem, pessoas de ilibada reputação pessoal e profissional, como no caso: Clóvis Araújo e Néia Boroto Merlin?

O que movem essas pessoas e o que as levam a fazer isso? Poder, dinheiro, ganância, desvio de conduta, insanidade mental, desajuste social, trauma de infância, falta de “berço”, família desajustada, baixa autoestima?

Todos os termos acima são traços encontrados no perfil psicológico dos que estão espalhando o “terror” na Cidade em defesa dos indefensáveis: prefeito e maioria dos vereadores.

É muito lamentável que uma “curriola” de oportunistas, párias, preguiçosos, mamadores nas tetas públicas, sem formação e sem qualificação profissional está usando de prerrogativas conferidas pelo prefeito para achincalhar, desmoralizar, denegrir a imagem e a reputação de cidadãos honrados sob os beneplácitos da justiça, do Executivo e do Legislativo.

Peço escusas pelo termo de baixo nível (às vezes, é impossível não dizê-lo), eles “cagam e andam” para os cidadãos mateenses

Essa forma chula de agir – inconsequente, desumana e desrespeitosa para com o próximo – e de se comportar refletem muito claramente essas pessoas rasas que não poderiam estar no meio de cidadãos civilizados e de bem.

O lugar delas deveria ser nas cavernas? Não, pois desrespeitaria os homens de Neandertal. Na floresta? Também não, desrespeitaria a Natureza e os animais. Em uma prisão em alto mar? Não, desrespeitaria os peixes. Deixo a seu critério o fim que elas merecem.

Pela história e trajetória de vida de Clóvis Araújo e de Néia Boroto Merlin, certas pessoas não teriam nem direito de pronunciar esses dois nomes, muito menos dirigirem a elas impropérios ou fazerem ilações com os nomes delas.

A literatura acadêmica e científica mundial está cheia de obras de diversas naturezas, passando pela Psicologia, Psicanálise, Sociologia, Antropologia, Biologia, Filosofia e outras que definem e explicam muito bem sobre o perfil e comportamento dessas pessoas.

Via de regra, elas são dissimuladas, agressivas, sem argumentos e apelativas. Gostam de se fazerem de vítimas de um contexto, de um processo educacional, social, cultural e de falta de oportunidades.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre o perfil de boa parte das pessoas mentoras intelectuais do Chefe do Executivo e de todo o Legislativo Mateense – os chamados aspones e secretários sem pasta –, recomendo a leitura das seguintes obras:

1 – “A Mente Esquerdista – As Causas Psicológicas da Loucura Política” – Dr Lyle Rossiter. Campinas, 2016.

2 – “A Psicologia da Estupidez” – Jean François Marmion. São Paulo, 2021.

3 – “As Leis Fundamentais da Estupidez Humana” – Carlos M. Cipolla. São Paulo, 2020.

4 – “Mentes perigosas: o psicopata mora ao lado” – Ana Beatriz Silva 2018.

Outras obras que tratam do comportamento e da mente humana, incluindo a biologia, além das que tratam de síndromes como Borderline, Bullying e Transtorno Bipolar ajudarão muito a entender todo esse séquito do executivo e legislativo da Cidade.

São Mateus não é para amador, não. Aqui os fracos não tem vez!

*MANOEL ARANHA é Professor Universitário Aposentado – Ceunes/Ufes-São Mateus-ES; escrito em Guriri-SM-ES, em 20/01/22, 01:22. Publicado, originalmente, nas redes sociais.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_img

VEJA TAMBÉM:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!