TOM POLÍTICO – Desistência de Amadeu embola disputa a prefeito(a) em São Mateus; pré-candidatos(as) precisam melhorar comunicação

-

POR LUIZ SILVA*

O Progressistas confirmou a desistência do ex-prefeito Amadeu Boroto (Progressistas) em disputar as Eleições 2020 e anunciou a pré-candidatura do empresário Cássio Caldeira na disputa pela Prefeitura de São Mateus. Amadeu vinha se movimentando nos bastidores e mantinha suspense quanto à participação no pleito. A definição foi tomada em reunião na noie de segunda-feira (7/07), na Câmara Municipal.

-No meio político, a desistência de Amadeu foi bastante comentada e pegou de surpresa uma parcela significativa do eleitorado mateense que ainda via força política no empresário do ramo de calçados para enfrentar o atual prefeito Daniel Santana (PSDB).

-Comenta-se, inclusive, que criminosos da internet ligados ao atual prefeito já tinham um arsenal de fake news e montagens aguardando a ativação do play, assim que Amadeu Boroto confirmasse a pré-candidatura! Será?!

-Outro comentário de bastidores é que, sem Amadeu, a pré-campanha ganha novos contornos e elimina o clima de polarização com Daniel da Açaí. O jogo fica aberto, dando chance para outros nomes colocarem o time em campo!

ISOLAMENTO ANTISSOCIAL

O prefeito Daniel Santana numa das poucas aparições públicas externas durante a pandemia da covid-19.

Não se sabe se é por prevenção ao coronavírus ou estratégica, mas o prefeito Daniel Santana (PSDB) segue em ‘isolamento antissocial’. Ele não orienta aos mateenses, não dá declarações à Imprensa nem é visto mais em locais públicos, a não ser no Centro Administrativo da PMSM, no Bairro Carapina.

-Eu me lembro que a última aparição de Daniel foi no período das tendas contratadas a peso de ouro e instaladas nas imediações da Caixa logo no início da liberação do auxílio emergencial.

-Nas rodas de conversas, a maioria aponta que Daniel da Açaí, mesmo com uma “gestão muito ruim”, até aqui, é o favorito para a disputa eleitoral em São Mateus.

RADIALISTAS NO PÁREO

Além do ex-deputado estadual Carlinhos Lyrio (Podemos), que tem programa na Cidade FM, em Nova Venécia, outro radialista confirmou presença nas Eleições Municipais 2020 como pré-candidato a Prefeito de São Mateus. Trata-se de Ferreira Júnior, filiado ao Solidariedade, que apresenta o programa diário Ronda da Cidade, na Rádio Musical FM.

-Aliás, os dois vêm conversando sobre alianças e podem caminhar juntos na disputa eleitoral. Um periódico de São Mateus chegou a cravar a ‘chapa puro sangue do rádio’, tendo Carlinhos como cabeça. No entanto, ele mesmo desconversou e disse que “ainda não tem nada definido”.

Ferreira Júnior, pré-candidato a prefeito pelo Solidariedade.

PRETA ARTICULADA

Pré-candidata a prefeita pelo PSB, Elisângela Preta segue se movimentando na pré-campanha e conquistando apoios importantes dentro e fora do partido. Ela iniciou com tanta vontade a mobilização junto a lideranças locais que conquistou o aval da cúpula estadual do PSB para se articular com vistas à composição de uma chapa majoritária consistente.

-Um fator a ser considerado é que Preta, atuante como Secretária de Mulheres em São Mateus, conta com o reforço dos segmentos organizados do PSB: Mulheres Socialistas, Juventude Socialista Brasileira (JSB), Movimento Popular Socialista (MPS), Negritude Socialista Brasileira (NSB) e LGBT Socialista.

FALHAS NA COMUNICAÇÃO

São Mateus tem 12 pré-candidatos a Prefeito(a). Muitos deles já colocam o bloco na rua e tem chamado a atenção as falhas na comunicação e a baixa qualidade dos materiais (artes) de pré-campanha, inclusive de pré-candidatos a vereador(a)! É o reflexo do desprezo que muitos têm dado à internet e às redes sociais, incluindo os grupos de WhatsApp.

-Em tempo de pandemia da covid-19, os pré-candidatos precisam encontrar uma forma de se comunicar com os eleitores. E as redes sociais são uma ótima opção.

-Seja falando ou escrevendo, precisam transmitir sua mensagem, falar de suas propostas. Levam vantagem os(as) candidatos(as) que conseguem driblar a timidez e se aplicam às gravações em vídeos.

ARTES SOFRÍVEIS

Sem dúvida, a comunicação correta, bem-direcionada ao público-alvo e acompanhada com artes de bom gosto faz a diferença! Muitos candidatos, no entanto, têm investido em artes de péssimo gosto, cheias de erro de Português e sem nenhuma afinidade com o(a) candidato(a) ou partido. Um grande erro, que acaba tendo efeito contrário!

-Como ainda é a pré-campanha, é como dizem nos grupos de WhatsApp: ‘Apaguem que dá tempo!’.

-Uma dica para quem quer levar a eleição a sério: ainda que seja para consultoria, procure o auxílio de profissionais das áreas de Comunicação Social, Webdesign e Marketing Político!

PARA REFLETIR:

“Política é como nuvem: você olha e ela está de um jeito; olha de novo e ela já mudou” (Magalhães Pinto)

*LUIZ SILVA é Jornalista e Consultor em Marketing Político.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!