A atuação da secretária municipal de Educação, Marília Silveira, com o abaixo-assinado contra as obras do Contorno de São Mateus ganhou um incremento nesta terça-feira (9/01), indicando que a investida contra a obra do Governo do Estado tem a anuência do prefeito Daniel Santana, o Daniel da Açaí (sem partido).
Isso porque o CENSURA ZERO apurou que, por determinação da secretária Marília, o abaixo-assinado já circula nas escolas da rede municipal de educação, para coletar assinatura de pais de alunos que procuram as secretarias escolares.
“Esse documento [abaixo-assinado] foi enviado para todas escolas municipais. Está no balcão das secretarias das escolas. Época de matrícula, o pessoal está assinando na simplicidade”, destacou uma profissional da área de educação. A situação veio a público depois de reportagem do CENSURA ZERO publicada no sábado (6/01) [veja abaixo].
Outra situação grave que ocorre é que, conforme apurado pelo CZ, estagiários lotados nas escolas municipais estão sendo coagidos a aderir ao abaixo-assinado. Nas escolas, o entendimento é de que Marília Silveira não utilizaria a máquina pública da Secretaria de Educação contra as obras do governo Renato Casagrande se o prefeito Daniel Santana não estivesse de acordo.
Marília e Daniel estiveram juntos nesta terça-feira (9/01), na inauguração da reforma do CEIM Cláudia Scarinzi, no Bairro Liberdade. “O CEIM está mais amplo, espaçoso e arejado, ofertando melhor desenvolvimento social, cognitivo e afetivo. Grata à gestão Daniel Santana por oportunizar mais essa conquista para o Bairro Liberdade”, discursou Marília, na solenidade ao lado do prefeito.
Nos bastidores políticos, a compreensão é de que o Governo do Estado ainda não entrou no circuito porque emissários de Casagrande tentam equacionar interesses políticos com o Executivo Municipal.
A iniciativa da gestão municipal, por meio da secretária Marília Silveira, com o abaixo-assinado de boicote ao Contorno de São Mateus, já desinformação entre os munícipes em torno das obras de duplicação da Rodovia Othovarino Duarte Santos e do Contorno de São Mateus, além de mal-estar entre as gestões municipal e estadual.
O OUTRO LADO
Como a Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de São Mateus atua com flagrante desrespeito ao Código de Ética dos Profissionais Jornalistas e aos princípios da Comunicação Social Pública, a Direção de Jornalismo e Conteúdo do CENSURA ZERO não a considera para buscar informações públicas de forma correta e segura.
Mas, conforme determina a Lei de Imprensa, fica disponibilizado espaço para possíveis esclarecimentos da secretária municipal de Educação, Marília Silveira e do prefeito Daniel Santana sobre o assunto abordado na reportagem, bem como a representantes do Governo do Estado que queiram se manifestar.
Havendo retorno, o texto será atualizado.
VEJA TAMBÉM:
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA