O prefeito em exercício Aílton Caffeu (Cidadania) e o diretor-geral do Saae, Antônio Carlos Luiz de Souza, o Toniko, anunciaram nesta sexta-feira (15/10) a normalização do abastecimento de água em São Mateus.

Conforme a Secretaria Municipal de Comunicação, houve a suspensão da operação de emergência, que vinha sendo realizada desde 28 de setembro, para abastecer a Cidade com água potável devido a crise hídrica.

“As últimas análises da água, realizadas nesta sexta-feira, 15, confirmaram a redução dos níveis de salinidade para níveis seguros, resultado das chuvas que caíram ao longo dos últimos dias”, frisa a Secom, em nota publicada no site da PMSM.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto confirma que as medições, efetuadas na maré alta e na maré baixa, apresentaram, respectivamente, 52 e 45 PPM (partes por milhão), bem abaixo do nível crítico de 250 PPM, definido pela Organização Mundial de Saúde, garantindo a continuidade da captação de água do Rio Cricaré e permitindo o descanso de seis poços artesianos.

CAMINHÕES-PIPA

A Prefeitura de São Mateus informa que, com a normalização, os caminhões-pipa, que estavam em prontidão desde as 19h de quinta-feira (14), retomarão suas atividades originais e voltarão a atender às comunidades da zona rural que já dependiam desse serviço. 

Enquanto isso, o prefeito em exercício Caffeu já está tomando as providências necessárias para encomendar o estudo técnico que trata da construção do ressalto hidráulico no Rio Cricaré, que deverá resolver em definitivo o problema do abastecimento de água em São Mateus. 

Em outra frente, Caffeu já tem a garantia do governador Renato Casagrande da elaboração de um projeto para construção de barragem, e também já acionou as equipes de engenharia para viabilizarem o projeto de um dique: “Estamos buscando a união de todos, lideranças políticas e empresariais, igrejas, população em geral, para resolver de vez o problema de abastecimento de água. O nosso adversário é a água salinizada”.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕES DA PMSM