Durante a sessão ordinária realizada nessa segunda-feira (24/03), a Câmara de São Mateus prestou uma homenagem ao ex-vereador Jozail Fugulim, o Jozail do Bombeiro que faleceu na quinta-feira (20/03).

A homenagem foi marcada pela presença da filha de Jozail, Isabella Fugulim, que, visivelmente emocionada, usou a tribuna do Legislativo e fez breve pronunciamento sobre a trajetória do pai. Ao final, a Bandeira de São Mateus foi entregue a ela pelo presidente da Câmara, Wanderlei Segantini, ao lado dos demais vereadores.

Reconhecendo a importante contribuição de Jozail do Bombeiro para São Mateus, os vereadores aprovaram, por unanimidade, dois projetos de lei, de autoria coletiva: Projeto de Lei nº 002/2025 (denomina a Central de Ambulâncias do Município como Central de Ambulâncias Vereador Jozail Fugulim, em reconhecimento ao trabalho de Jozail como policial militar ambiental e bombeiro militar, com atuação na segurança pública e socorro à população; ele também atuou como Coordenador da Central de Ambulâncias na gestão do ex-prefeito Amadeu Boroto) e Projeto de Lei nº 003/2025 (denomina a galeria anexa ao Plenário da Câmara Municipal como Galeria Vereador Jozail Fugulim, eternizando sua atuação como parlamentar combativo, defensor da legalidade e da participação popular no Legislativo mateense).

Moção de Pesar

Ainda na sessão, foi aprovada por todos os vereadores a Moção de Pesar nº 011/2025, destacando a trajetória ética, combativa e comprometida de Jozail com a vida pública e com os interesses da sociedade de São Mateus.

Na moção, os parlamentares da Câmara de São Mateus, representando o Povo Mateense, manifestam irrestrito pesar e solidariedade à esposa de Jozasil, Rosilene Wandel Rei Morais, à filha Isabella Wandel Rei Morais Fugulim e demais familiares, “rogando a Deus que conceda força e consolo diante de tamanha perda”.

“Natural de Nova Venécia e radicado em São Mateus desde a infância, Jozail Fugulim construiu uma vida pautada na honestidade, coragem e compromisso com o próximo. Atuou por quase 27 anos como policial militar e bombeiro, servindo com bravura o povo capixaba. Em 2016, foi eleito o vereador mais votado de São Mateus, exercendo seu mandato com ética e responsabilidade. Mais do que suas funções, Jozail foi sinônimo de alegria, generosidade e exemplo. Seu legado permanece vivo no amor da família, nos valores que defendeu e nas vidas que tocou”, destaca o texto da Moção de Pesar aprovada pela Câmara Municipal.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕES DA SECOM-CMSM