Os moradores de São Mateus, no norte capixaba, vivem em meio a um verdadeiro caos na saúde, com diversos problemas registrados neste setor na gestão do atual prefeito Daniel Santana Barbosa, o Daniel da Açaí. Faltam remédios de uso contínuo na Farmácia Básica Municipal, faltam médicos nas unidades de saúde e algumas delas funcionam até sem a limpeza adequada, por falta de agentes de serviços gerais (ASGs).

Em unidades que dispõem de médico, são distribuídas poucas senhas diante da grande demanda apresentada. Uma moradora do Bairro Forno Velho (Cohab) gravou um vídeo nesta sexta-feira (28/02), registrando uma fila quilométrica de pessoas, inclusive crianças e idosos, na tentativa de conseguir atendimento médico na unidade de saúde local. O mesmo é verificado em outros bairros da periferia.

“Está cada vez pior a situação do posto de saúde do nosso bairro. As agentes não podem mais marcar consulta nos lares, como faziam antigamente. Mudou todo o sistema. A população está revoltada”, afirmou a moradora.

QUASE 200 PESSOAS NA FILA

Ela destacou que, no momento em que gravou o vídeo, havia quase 200 pessoas na enorme fila, que se estendia da porta da unidade de saúde, passava por todo o terreno e ganhava a calçada da via principal do Bairro Cohab. Um descaso com as pessoas com problemas de saúde que iriam tentar pegar ficha para a marcação de consulta, oriundas dos bairros Cohab I, Cohab II, Nova Conquista, San Remo e adjacências.

“Uma mãe tem que escolher se pega ficha para ela ou para seu filho menor de idade, porque não pode pegar duas fichas. Ou seja, passar mal dentro da mesma casa agora precisa agendar dia e horário para não coincidir de precisarem de médico do posto de saúde, se não alguém não será atendido”, relatou a moradora, indignada com a situação.

Ela cobrou providências do prefeito Daniel da Açaí, que “deve estar com um pouquinho mais de tempo para dar atenção aos moradores de São Mateus, depois de passar todo o Verão e Carnaval coordenando os trios elétricos e shows em Guriri”.

CONFIRA O VÍDEO QUE MOSTRA MAIS UMA CENA LAMENTÁVEL NA GESTÃO DO PREFEITO DANIEL SANTANA:

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | VÍDEO: INTERNAUTA