CAOS NO PORTO HISTÓRICO: Secretário Pigati garante paliativo nesta segunda-feira (7/10) e reunião quarta (9) na Caixa para definir sobre obras

549

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Valter Pigati, garantiu que a Prefeitura de São Mateus fará uma obra paliativa na Ladeira São Benedito, nesta segunda-feira (7/10), para permitir a liberação do acesso principal acesso ao Bairro Porto e ao Sítio Histórico Porto de São Mateus. Ele anunciou que há uma reunião marcada para quarta-feira (9/10), pela manhã, na agência da Caixa em São Mateus, para definir sobre a retomada das obras.

A informação foi prestada pelo secretário ao ser acionado pelo CENSURA ZERO na tarde deste domingo (6/10), depois de publicação de reportagem mostrando o caos em que se transformou a rua esta semana com as chuvas fortes em São Mateus. Pigati referiu-se à repercussão da matéria do CENSURA ZERO e confirmou que “as obras foram paralisadas pela empreiteira responsável por falta de pagamento”.

Segundo ele, a Prefeitura de São Mateus não está recebendo os repasses do convênio firmado com o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, e que tem a Caixa Econômica Federal como agente financeiro. Orçadas em R$ 751.085,29, as obras incluem a restauração e o nivelamento das pedras (com drenagem pluvial) das ladeiras São Gonçalo e São Benedito, além recuperação da escadaria ao lado do cinema.

OBRA ATRASADA

O prazo para a execução é de 120 dias (4 meses), mas as obras ordenadas em janeiro estão bastante atrasadas. A empreiteira abriu diversas frentes de trabalho (no sistema operação tartaruga) e concluiu apenas uma etapa das obras na Ladeira São Benedito. Segundo Pigati, recentemente, a Prefeitura repassou cerca de R$ 80 mil para que a empresa responsável fizesse o pagamento de funcionários.

“O Governo Federal ainda não fez nenhum repasse dos recursos para a empresa. Vamos fazer uma reunião na quarta-feira, pela manhã, para decidir a liberação desses recursos e a sequência das obras”, afirmou Pigati ao CENSURA ZERO. Ele confirmou a participação de representantes da Prefeitura, da empreiteira, da Caixa e da Comunidade do Bairro Porto.

PALIATIVO COM PÓ DE ASFALTO

O secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Pigati, afirmou à Reportagem do CENSURA ZERO que comandará nesta segunda-feira (7/10) um serviço paliativo para assegurar a acessibilidade de moradores e turistas do Porto Histórico, até que a retomada das obras seja definida.

Ele adiantou que, em entendimento com a concessionária Eco 101, utilizará o pó de asfalto depositado em frente à Ceasa Norte em serviço emergencial de recuperação da Ladeira São Benedito, que está intransitável.

NOTA DA REDAÇÃO

A Direção de Jornalismo e Conteúdo do CENSURA ZERO agradece ao Secretário Municipal de Obras, Infraestrutura e Transporte, Valter Pigati, pelo atendimento à Reportagem, em plena tarde de domingo (6/10), entendendo a necessidade e a angústia dos moradores ao encaminharem ao Veículo de Comunicação essa demanda comunitária, buscando a resposta do Poder Público.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | REPORTAGEM: ANDRÉ OLIVEIRA (MTE 1.408-ES)

COMENTE ESTA NOTÍCIA!