Casagrande anuncia retorno das aulas presenciais no ES a partir de 5 de outubro

448

O governador Renato Casagrande anunciou a autorização da retomada das aulas presenciais para os estudantes da Educação Fundamental I e II e do Ensino Médio, a partir do dia 5 de outubro, no Espírito Santo. A determinação vale para as instituições particulares localizadas nas cidades classificadas no risco baixo para o novo coronavírus. No mesmo dia também poderão retornar as atividades da Educação Infantil. Já o retorno do Ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais e municipais voltarão a partir do dia 13.

A informação foi divulgada no final da tarde desta sexta-feira (25/09) durante uma coletiva de imprensa do governador Renato Casagrande, com participação de secretários municipais. Com relação à Educação Infantil, o Governo do Estado finalizou nesta sexta-feira e vai publicar no Diário Oficial da próxima terça-feira (29) a portaria com o protocolo para o retorno das atividades desse nível.

As atividades presenciais para o ensino infantil, tanto da rede particular quanto das municipais, poderão ser retomadas a partir do dia 5, mas apenas para o atendimento individual ou de pequenos grupos de crianças. Já o retorno do Ensino Médio na rede estadual e da Educação Fundamental I e II na rede municipal ocorrerá a partir do dia 13 de outubro, também seguindo os mesmos protocolos.

Com relação aos Ensinos Fundamental I e II do Estado, a retomada das aulas presenciais ocorrerá nas semanas seguintes, respeitando o intervalo de 15 dias entre o retorno de cada etapa. Dessa forma, duas semanas após o retorno do Ensino Médio, será retomado o Ensino Fundamental II e, 15 dias depois, o Fundamental I.

MODELO HÍBRIDO DE ENSINO

No entanto, o efetivo retorno das aulas presenciais dependerá da decisão de cada escola particular e de cada município do risco baixo. Caso optem por retomar as atividades presenciais, as escolas devem oferecer ao aluno a opção de permanecer no ensino remoto. Portanto, os pais que não se sentirem seguros para enviar os filhos para a escola, estão autorizados a mantê-los em casa.

O retorno das aulas, no caso dos ensinos Fundamental e Médio, também deverá obedecer ao protocolo estabelecido pelo governo do Estado, publicado no Diário Oficial do dia 8 de agosto. Dessa forma, será adotado um modelo híbrido para o retorno das atividades escolares — parte presencial e parte à distância.

Isso significa que haverá rodízio entre os estudantes: em uma semana uma parte dos alunos voltará à sala de aula e a outra parte permanecerá no ensino remoto. Já na outra semana, as duas partes se revezam. Segundo o governo do Estado, o Programa EscoLAR seguirá complementando as aulas presenciais e preenchendo o tempo da semana em que não terá aula presencial, com aulas remotas.

Confira as datas dos retornos das atividades:

Rede Municipal (a partir do dia 13/10): municípios que quiserem retornar com as atividades, Ensino Fundamental I e II

Ensino Privado (a partir de 05/10): Ensino Fundamental I, II e o Ensino Médio

Rede Estadual: (a partir de 13/10): Ensino Médio

Educação Infantil (a partir do dia 05/10): Protocolo com detalhes será publicado na próxima terça-feira (29)

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕES DE FOLHA VITÓRIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!