Casagrande lança primeiro plano estadual de segurança rural do ES

-

O governador Renato Casagrande realizou, nessa quinta-feira (31/03), o lançamento do Plano Estadual de Segurança Rural do Espírito Santo. Elaborado em conjunto com representantes da agricultura capixaba, o planejamento integra uma série de ações com objetivo de aumentar a proteção à população do campo. É a primeira vez na história que o Estado contará com um planejamento estratégico de ações direcionadas especificamente para a segurança na área rural.

A maior novidade será a criação de uma Delegacia Especializada em Crimes Rurais na Polícia Civil, que contará com núcleos de investigação em todas as regiões do Espírito Santo. A criação do Plano Estadual de Segurança Rural está incluída no eixo policial do programa Estado Presente em Defesa da Vida.

“Estamos apresentando um plano organizado, articulado com parte das ações que nós já temos. Muitos dos crimes que acontecem no campo são praticados por organizações criminosas. São poucos os casos que podem ser considerados isolados. Então colocamos um delegado em tempo integral com uma equipe de policiais em busca de informações e trocando informações com as delegacias da região. Assim, a gente reduz a impunidade e por consequência reduz a criminalidade na zona rural”, afirmou o governador.

Casagrande destacou a realização da Operação Colheita como um exemplo positivo na área e que integra o Plano. “A operação é uma ação tranquilizadora na área rural. Somente no ano passado, foram mais de 20 mil visitas tranquilizadoras nos seis meses da Operação Colheita em 43 municípios. Esse é um trabalho importante que acrescenta muito ao Programa Estado Presente. E vamos seguir fazendo investimentos na segurança pública. De 2019 até agora, o Estado investiu R$ 1,5 bilhão em novas viaturas e armamentos, além de tecnologia e infraestrutura. Isso amplia a nossa capacidade de resposta à criminalidade”.

ESTRATÉGIAS CONJUNTAS

A partir do lançamento do documento, as estratégias passam a ser conjuntas, envolvendo todos os órgãos que têm pertinência com a temática zona rural, sendo, além das instituições policiais que integram a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a Vigilância Sanitária do Estado, a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), além do poder público municipal.

Durante o evento de lançamento, realizado no Palácio Anchieta, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, apresentou os principais pontos do planejamento, ressaltando a integração entre todos os órgãos participantes na elaboração das ações, com objetivo de melhoria da segurança para o trabalhador rural.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!