CASO DE POLÍCIA E MPES – Gabinete do ódio espalha fake news sobre empregos na Prefeitura de São Mateus para tumultuar gestão de Caffeu

-

Uma milícia digital que sempre atuou apoiada pelo prefeito afastado Daniel Santana (sem partido) está produzindo e espalhando fake news (notícias falsas) envolvendo a Prefeitura de São Mateus, para desestabilizar a gestão do prefeito em exercício Aílton Caffeu (Cidadania). Os criminosos estão publicando montagens com falsa oferta de vagas de emprego, que seriam disponibilizadas pela Secretaria de Obras e pela Secretaria de Assistência Social.

Os posts têm um caráter de represália contra Caffeu, que assumiu o comando da Prefeitura após Daniel ser alvo de operação da Polícia Federal por indícios fortes de fraudes em licitações em esquema criminoso envolvendo empresários. Depois de ficar preso por 10 dias, ele foi afastado do cargo de prefeito por tempo indeterminado por decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

Recentemente, Caffeu trocou o secretário e demais servidores públicos da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), que, na gestão anterior, mantinha parceria com o gabinete do ódio, sob orientação de Daniel Santana, conforme denúncia feita ao CENSURA ZERO por um ex-integrante do sistema criminoso. O modus operandi inclui a utilização de perfis fakes de Facebook e WhatsApp, criados a partir de CPFs de terceiros, para cometimento de crimes eletrônicos, principalmente achincalhamento público de autoridades e cidadãos. A denúncia sobre as fake news institucionalizadas é investigada pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

Os alvos atuais do gabinete do ódio são o prefeito em exercício Aílton Caffeu e vereadores que aprovaram, na Câmara de São Mateus, a abertura do processo de impeachment contra Daniel, como Carlinho Simão (Podemos), Delermano Suim (Patriota), Laílson da Aroeira (Solidariedade) e Adeci de Sena (Cidadania).

SECOM ALERTA SOBRE FAKE NEWS

As fake news contra a Prefeitura de São Mateus, que começaram a circular neste sábado (6/11), são feitas em posts que com a falsa oferta de vagas de emprego na administração pública. Em alguns casos, são disponibilizados os telefones celulares do prefeito Aílton Caffeu, do filho dele ou do secretário de Governo, Chiquinho Botelho.

A Secretaria Municipal de Comunicação, agora sob o comando da jornalista Serli Santos, divulgou cards alertando o público sobre as notícias falsas. Há orientações para se constatar uma fake news, sob a advertência de que produção/compartilhamento desse tipo de material “é crime e dá cadeia”.

Veja abaixo:

PROVIDÊNCIAS JURÍDICAS

Segundo a assessoria da Prefeitura de São Mateus, na segunda-feira (8/11), a Procuradoria do Município deve tomar as providências jurídicas cabíveis junto à Polícia Civil e ao Ministério Público Estadual, para buscar identificar e punir os criminosos que atuam no submundo virtual.

Alguns dos integrantes do gabinete do ódio já são conhecidos da Comunidade Mateense, inclusive das autoridades policiais e do MPES.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_img

VEJA TAMBÉM:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!