Cepan presta apoio gratuito a produtores interessados em restaurar áreas degradadas

A recuperação de áreas degradadas pode trazer muitos benefícios. Ajuda a preservar nascentes e cursos hídricos e melhora a qualidade do clima e do solo, e quando realizada em imóveis rurais, contribui para a adequação ambiental das propriedades prevista no Código Florestal, instituído pela Lei federal nº 12.651/2012. Proprietários rurais da região norte do Espírito Santo interessados em restaurar áreas podem contar com apoio do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan). A instituição oferece desde sementes de espécies nativas, semeadura e acompanhamento técnico. Para se inscrever, basta acessar o link: https://forms.gle/UHm5q4bEBXUq2Yj47 ou ligar para: (81) 98227-8841.

O apoio é direcionado aos 27 municípios da região e a meta é restaurar cerca de 20 hectares. As áreas a serem restauradas precisam obedecer alguns critérios, tais como serem relativamente planas (com declividade de até 30°) e não estar sob embargo. Ainda para os casos de território indígena ou comunidades quilombolas, essas áreas não podem estar em processo de retomada.

Na busca por maior eficiência no processo, a instituição lança mão de uma técnica inovadora e assertiva: a semeadura direta, também conhecida como muvuca. Ela consiste em plantar de uma só vez uma grande quantidade de sementes de variadas espécies florestais misturadas. Além de ter baixo custo, essa técnica possui benefícios sociais, uma vez que as sementes utilizadas são adquiridas de comunidades locais.

RESTAURAÇÃO FLORESTAL

A iniciativa faz parte do Programa Institucional de Restauração Florestal do Cepan. De acordo com o Código Florestal, a mata atlântica, bioma predominante na região norte do Espírito Santo, precisa ter um percentual de 20% de reserva legal em propriedades que possuem acima de quatro módulos fiscais. Além da questão legal, o reflorestamento pode ajudar a preservar um dos recursos mais valiosos para o produtor rural: a água.

A escassez de recursos hídricos está diretamente ligada à remoção da cobertura vegetal. Essa região vem sendo alvo de secas e também de ondas de calor, que têm elevado a temperatura em até 5Cº. As árvores renovam o ar e amenizam a incidência solar.

A analista de projetos do Cepan Sofia Zagallo explica que tanto os produtores que precisam se adequar à legislação, quanto aqueles que querem recuperar os recursos naturais da sua área devem ficar atentos a essa oportunidade.

“É uma oportunidade valiosa para quem precisa restaurar Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal, visando cumprir as exigências do Cadastro Ambiental Rural (CAR), e para quem não quer perder a produtividade da área, mas não tem recurso financeiro e nem conhecimento técnico. O Cepan realiza a restauração e o acompanhamento do processo para garantir eficiência”, esclarece.

Neste processo, a instituição geralmente conta com a parceria dos proprietários para oferecerem contrapartidas, como ferramentas, maquinários e mão de obra que possam ser disponibilizados. Além disso, espera-se que essas áreas estejam ou possam ser cercadas, de forma a garantir o bom desenvolvimento das espécies.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕES DA ASCOM CEPAN

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!