spot_imgspot_img

COLUNA DENGO ANIMAL, POR VERA RAFHA – Espírito Santo terá o primeiro canil municipal dentro de um presídio

POR VERA RAFHA*

Uma grande notícia esta semana me deixou muito feliz e também a muitos outros adeptos da causa animal: o Governo do Estado anunciou no domingo (9/12) a construção do primeiro canil municipal do Espírito Santo em complexo prisional.

A medida é resultado do convênio entre a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e a Prefeitura de Viana, visando a melhoria da qualidade de vida dos animais em situação de vulnerabilidade no município. O anúncio foi feito durante o Evento Estadual de Bem-Estar Animal, realizado no Parque Cultural Casa do Governador.

200 cães e 100 gatos

Com o repasse estadual de R$ 950 mil, o Centro de Alojamento de Animais terá capacidade para abrigar até 200 cães e 100 gatos na área cedida da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (PAES), em Viana. Além de proporcionar um lar temporário para os animais, o futuro canil vai oportunizar a ressocialização de detentos do regime semiaberto, que serão capacitados para cuidar dos animais, recebendo treinamento em diversas atividades.

Durante o evento, o governador Renato Casagrande anunciou o início do 2º ciclo do Programa Estadual de Bem-Estar Animal, o PET VIDA, que vai repassar mais de R$ 7 milhões aos municípios do Estado para realização de ações que melhorem a qualidade de vida de cães e gatos vulneráveis. Além disso, o programa busca cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, focando em saúde animal e guarda responsável.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, disse que a construção desse primeiro canil é uma iniciativa revolucionária que combina o cuidado animal com a ressocialização de detentos. A ideia de que os detentos possam se envolver no cuidado dos animais, recebendo treinamento e desenvolvendo habilidades práticas, é um reflexo do potencial transformador que essa colaboração pode ter nas vidas de todos os envolvidos.

Apenas detentos com bom comportamento, que estão em regime semiaberto e não foram condenados por crimes sexuais, contra crianças ou de maus-tratos podem participar. O treinamento inicial para os detentos será voltado para os cuidados básicos dos animais, como alimentação, banhos, passeios e limpeza dos alojamentos. Os apenados deverão monitorar o comportamento dos animais, registrando diariamente informações sobre sua saúde e bem-estar. Com o tempo, o projeto buscará parcerias com a Secretaria de Justiça (SEJUS) para oferecer cursos profissionalizantes, como banho e tosa e auxiliar de veterinário.

Vistorias periódicas

Além disso, o novo canil, que abrigará somente cães e gatos resgatados em Viana, será responsável por oferecer cuidados essenciais para os animais, como passeios diários, alimentação, banhos semanais e limpeza das baias. Veterinários da Prefeitura de Viana farão vistorias periódicas para garantir a saúde dos animais e realizarão as vacinações no prazo adequado. Cães saudáveis serão encaminhados para feiras bimestrais de adoção, organizadas pela Gerência de Bem-Estar Animal, e serão os únicos animais a participar dessas feiras.

Além de diversos serviços gratuitos com parceiros do Pet Vida, incluindo a vacinação antirrábica em parceria com a Unidade de Zoonoses, atendimento clínico veterinário, adoção de pets e um bazar de roupas promovido pela organização Amigas dos Pets, o evento somou esforços com o programa Parque Aberto, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com a apresentação de atrações musicais e folclóricas.

*VERA RAPHA é ativista da causa animal, presidente do Instituto Dengo Animal. Contato: celular/whatsApp – 27 99906-4770.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

OUTROS DESTAQUES