Colunista do CENSURA ZERO, Drª Beatricee Karla Lopes faz palestra sobre Advocacia para estudantes do ensino médio

820

A convite da direção do Colégio Inpacto, que funciona nas instalações da Multivix, a advogada Beatricee Karla Lopes, titular da coluna Direito em Suas Mãos, do portal CENSURA ZERO, ministrou uma palestra na quarta-feira (23/10) para as turmas do 2º e 3º anos do ensino médio. O objetivo foi detalhar os prós e contras da Advocacia e todas as outras profissões que advém da formação acadêmica do Direito, especificamente, as do Serviço Público.

“Abordei aos alunos, primeiramente, uma pequena história da época em que também enfrentei a dúvida de qual carreira seguir em minha vida. Após isso, falei da Advocacia Criminal, especificamente, e respondi a diversas perguntas e tirei dúvidas dos alunos a
respeito dessa área, esclarecendo todas de maneira dinâmica”, destacou a Drª Beatricee.

Ela frisou na palestra que defende o Direito e a Lei e não a pessoa que, supostamente, tenha cometido determinado crime. “Houve polêmica e debates sobre a possibilidade da pena de morte no Brasil e a diminuição da maioridade penal, inclusive com a citação de casos que causaram grande impacto na sociedade brasileira, como os de Suzana Richthofen, Isabella Nardoni, Eliza Samudio e do menino Bernardo”, detalhou a advogada.

Drª Beatrice Karla Lopes demonstrou e comprovou aos alunos, por meio de um vídeo sobre a 4ª Revolução Industrial e de um artigo publicado por ela na coluna Direito em Suas Mãos, do CENSURA ZERO (O Fim da Advocacia e do Serviço Público), que está acontecendo uma invasão da Inteligência Artificial na Advocacia e no Serviço Público, o que pode levar ao fim dessas profissões no futuro, bem como todas as outras profissões conhecidas como intelectuais.

Ela avaliou a experiência como “algo fantástico, gratificante e promissor” e disse que “gostaria muito de ter tido essa oportunidade quando era jovem e se encontrava na fase de decidir qual caminho seguir”.

PROFISSIONAIS DE DIVERSAS ÁREAS

O Colégio InPacto está levando também profissionais de outras áreas para palestrar aos alunos do 2º e 3º anos do ensino médio, dando-os a oportunidade de conhecer de perto as profissões e poder escolher a que melhor se encaixa a seu perfil, o que é, de fato, fantástico, devendo os alunos aproveitarem essa oportunidade com “unhas e dentes”!

Tendo em vista a 4ª Revolução Industrial a qual estamos vivendo, a Drª Beatricee finalizou sua palestra dizendo que os alunos, antes de fazer a sua escolha profissional, precisam primeiro fazer a seguinte pergunta a si mesmos: ‘Essa profissão existirá no futuro?’. “Se a resposta for ‘sim’, vá em frente”, incentivou a advogada. “Mas se a resposta for não, desista enquanto há tempo”, concluiu.

SOMENTE OS GRANDES SOBREVIVERÃO

A colunista do CENSURA ZERO enfatizou que nas profissões intelectuais, como a advocacia, somente sobreviverão os grandes especialistas e “olhe lá”, afirmou, acrescentou que os jovens advogados nos Estados Unidos já se encontram desempregados. Citou a tecnologia robótica, dentre elas o aplicativo “DoNotPay”, do iPhone, que ajuda as pessoas a recorrerem de multas de estacionamentos, e o robô Watson, que atua em vários outros ramos do Direito, como processar empresas de proteção ao crédito por danos morais, em virtude de erros que causaram restrições ao crédito, e processar qualquer pessoa ou empresa em processos de pequenas causas.

Ela citou também exemplos de tecnologia que também estão ocorrendo no Brasil, como, por exemplo, no INSS, que tinha 96 serviços prestados por pessoas e, agora, desses serviços, 90 já passaram a ser prestados de forma digital, reduzindo, assim, o número de funcionários públicos e, portanto, a folha de pagamentos de seres humanos, dentre outros exemplos…

“Ao falarmos em tecnologia, falamos em um tempo muito curto e isso deve ser debatido entre os jovens que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho, para que não façam escolhas que lhe acarretarão frustrações futuras, vidas infelizes e necessidades financeiras de grande monta”, salientou a advogada Beatricee Karla Lopes.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!