Para ampliar e facilitar o acesso às linhas de financiamento disponibilizadas, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) está se preparando para começar a atuar com correspondentes bancários. Os profissionais atuarão de forma estratégica, com foco nas micro e pequenas empresas (MPEs) de todo o Estado, auxiliando os clientes nas solicitações de crédito.
Os correspondentes serão responsáveis por receber e encaminhar as propostas de crédito de empresas, além de coletar informações cadastrais, documentos e acompanhar as operações. Eles estarão capacitados para levar às empresas um atendimento de qualidade, permitindo que acessem um crédito mais rápido e eficiente.
Em 2023, 143 micro e pequenas empresas de 23 municípios tiveram o apoio financeiro do Bandes, com repasses que totalizaram R$ 40 milhões. Este é um público que, de acordo com a diretora Operacional do Bandes, Gabriela Vichi, não pode ser negligenciado por um banco de desenvolvimento. “Essa ação estratégica vai permitir que o Bandes consiga escalar suas operações de crédito e que as empresas possam acessar o Bandes de maneira mais fácil, com um crédito mais célere e desburocratizado”, afirma.
As empresas poderão ter acesso ao financiamento de até R$ 300 mil para capital de giro, que permite às empresas organizar suas despesas operacionais, garantir as atividades e se preparar para futuros investimentos. Os correspondentes bancários atuarão com uma linha de crédito especial, com condições atrativas para as MPEs. Veja os destaques:
Ausência de garantia real
Uma das exigências para que um financiamento seja efetuado é a garantia. O Bandes abriu uma exceção para as operações de crédito intermediadas pelos correspondentes bancários, que não precisarão de garantia real.
Um Fundo de Aval atuará como avalista, comprometendo-se com o pagamento do financiamento, honrando financeiramente o contrato caso não seja quitado.
Agilidade do processo
Todo o processo de contratação de crédito com os correspondentes bancários será digital, desde a solicitação até as assinaturas de contratos.
Além disso, a proximidade dos correspondentes bancários, presentes em diversas regiões do Estado, permitirá um acompanhamento personalizado em todas as etapas, tornando o acesso ao crédito mais ágil.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕE DA SECOM-ES