COVID-19 – Consórcio CIM Norte/ES esclarece suspensão das atividades da Unidade Cuidar Norte, em Nova Venécia

-

NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
PACIENTES DA UNIDADE CUIDAR NORTE SERÃO MONITORADOS VIA TELEFONE

O Consórcio CIM NORTE/ES vem a público comunicar que, devido à situação da pandemia do coronavírus (COVID-19), decidiu-se em Assembleia Geral, realizada no dia 1º de abril de 2020, envolvendo prefeitos e secretários municipais de saúde dos 14 municípios que integram o Consórcio CimNorte, tomar medidas urgentes de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, necessárias para prevenção à infecção e propagação do novo Coronavírus (COVID-19), buscando a proteção da coletividade e a garantia do pleno respeito a integridade e dignidade das pessoas, famílias e comunidades.

Os usuários atendidos na UNIDADE CUIDAR NORTE são na grande maioria pessoas do grupo de risco (portadores de doenças crônicas e a maioria com idade acima de 60 anos), utilizam o transporte sanitário coletivo para acesso a UNIDADE podendo ser vetor de propagação do COVID-19 para toda a região Norte, além do tempo de permanência desses usuários e o grande quantitativo de pessoas em aglomeração no local, representando grande risco de contaminação diante dos casos confirmados na região.

Também contribuíram para que as decisões fossem tomadas as inúmeras faltas pelos usuários da Unidade Cuidar Norte a consultas e exames que já estavam agendados. Como as medidas de isolamento das pessoas do grupo de risco devem durar até no mínimo o mês de agosto/2020, tendo em vista que a curva do contágio mostra menos elevada e portanto deverá ser mais alongada, evitando o risco de morte pelo colapso do sistema de saúde, atendendo a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os municípios que integram o consórcio CIM NORTE/ES, por unanimidade, decidiram suspender as atividades da Unidade e reduzir os contratos de trabalhos de profissionais contratados temporariamente, bem como a suspensão parcial de serviços dos fornecedores até 31 de julho de 2020, haja vista o cenário existente.

As decisões também tiveram como amparo a Lei Federal no 13.979 de 06/02/20, que dispõe sobre o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19) e a declaração de emergência em saúde pública no Estado do Espírito Santo decorrente do surto, visando evitar a expansão do contágio do coronavírus, conforme boletins da Sesa, a qual permanece recomendando o isolamento, em especial das pessoas do grupo de risco, como medida de contenção do contágio.

O Consórcio CimNorte informa ainda que vai continuar prestando assistência aos usuários e apoio às equipes de saúde dos municípios. Os atendimentos serão realizados somente através de consultas telefônicas, preferencialmente aos usuários de alto e muito alto risco, por enfermeiros para os encaminhamentos necessários junto às unidades de saúde e médicos através de clínicas e profissionais que serão credenciados para atender via telemedicina, de acordo com a portaria No 467 de 20 de março de 2020 do Ministério da Saúde.

A equipe de profissionais fará contato através de telefone, whatsapp e email, direto com usuários ou com profissional responsável pela unidade de saúde de referência. O trabalho a ser desempenhado pelos profissionais da Unidade Cuidar Norte respeita as normas de segurança do plano de contingência nacional e estadual para infecção humana pelo novo coronavírus.

O prazo da suspensão das atividades na Unidade Cuidar Norte poderá ser revisto conforme a emergência da saúde pública e diante dos boletins de saúde emitidos pelo Estado e União em relação ao coronavírus (COVID-19).

DIRETORIA E GESTORES QUE INTEGRAM O CONSÓRCIO CIMNORTE-ES

Nova Venécia – ES, 07 de abril de 2020.

Contatos: (27) 3752-4460 | E-mail: cimnorte@gmail.com

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_img

VEJA TAMBÉM:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!