COVID-19 – Deputado indica prioridade em vacinação à lactante e ao responsável por pessoa com deficiência intelectual

-

Presidente da Frente Parlamentar de Apoio a Inclusão, a Acessibilidade e Cidadania das Pessoas com Deficiência, o deputado estadual Sergio Majeski (PSB) apresentou indicação ao Governo do Estado para que sejam incluídos no grupo prioritário da vacinação contra a covid-19 os pais ou responsáveis por pessoas com deficiência intelectual.

“Destacamos que cotidianamente pais, mães ou tutores levam a pessoa com deficiência a consultórios, clínicas, postos de saúde e hospitais, por exemplo, aumentando a exposição ao alto risco. E a contaminação do responsável pode acarretar desamparo à pessoa”, destaca Majeski.

Outra indicação apresentada pelo parlamentar solicita que todas as lactantes, independentemente da idade do filho, também sejam incluídas no público prioritário da vacinação.

“Proteger a mãe é proteger o bebê, a criança de colo que depende totalmente da figura materna. Além disso, estudos recentes sugerem que os anticorpos da mãe vacinada são transmitidos ao filho através do leite materno”, completa Majeski.

LACTANTES PELA VACINA-ES

A demanda foi apresentada ao parlamentar pelo Grupo Lactantes pela Vacina-ES, que luta pela inclusão das lactantes, independentemente da idade do filho, na prioridade da vacinação contra a Covid-19.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria, é recomendado que o aleitamento materno seja exclusivo até os seis meses de vida do bebê e continuado por pelo menos dois anos de idade ou mais, juntamente com a alimentação, por diversos benefícios, como nutrição, proteção para doenças, crescimento e desenvolvimento.

BEBÊ NASCE COM ANTICORPOS

A Secretaria de Saúde da cidade de Tubarão, em Santa Catarina, informou nesta semana que um bebê nasceu com anticorpos contra a Covid-19.

A mãe, uma médica que trabalha num posto de saúde do Município, recebeu vacina contra a doença durante a gestação.

Esse pode ser o primeiro caso registrado no Brasil.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕES DA ASCOM PARLAMENTAR

spot_img

VEJA TAMBÉM:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!