O ano de 2024 começou ainda mais complicado no já conturbado setor de saúde em São Mateus. E a situação é agravada por problemas internos da gestão municipal.

Informações apuradas pelo CENSURA ZERO dão conta que o prefeito Daniel Santana, o Daniel da Açaí (sem partido) determinou que o secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, entrasse em “férias” neste mês de janeiro, mesmo com a necessidade de reorganização do setor em função das contratações de servidores em designação temporária (DTs), cujo projeto aguarda aprovação da Câmara de Vereadores.

O motivo é que o prefeito não teria aprovado a liberação, em dezembro, do “pagamento indenizado” dos médicos que atendem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O CZ apurou que havia até um indicativo de paralisação do atendimento se o pagamento não fosse realizado no final do ano, com risco de colapso do atendimento médico em São Mateus.

O prefeito Daniel designou a odontóloga Fernanda Lemos Encarnação para responder interinamente pela Secretaria Municipal de Saúde no período de “férias” de Henrique Folador. A portaria foi assinada na terça-feira (3/01) [veja aqui!].

Há críticas constantes às condições de trabalho dos profissionais médicos. Uma fonte destacou ao CENSURA ZERO que médicos que trabalham em unidades de saúde da zona rural e não têm condução própria deslocam-se em ambulância na ida, mas precisam pegar carona para retornar à Sede do Município.

O OUTRO LADO

Como a Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de São Mateus atua com flagrante desrespeito ao Código de Ética dos Profissionais Jornalistas e aos princípios da Comunicação Social Pública, a Direção de Jornalismo e Conteúdo do CENSURA ZERO não a considera para buscar informações públicas de forma correta e segura.

Mas, conforme determina a Lei de Imprensa, disponibiliza o espaço para possíveis esclarecimentos da própria Secom-PMSM, do prefeito Daniel da Açaí, do secretário municipal de Saúde Henrique Follador (ainda que em férias) e da secretária interna Fernanda Lemos Encarnação.

Havendo retorno, o texto será atualizado.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA