POR JOELSON DE OLIVEIRA*

Há muito tempo, eu recebi um telefonema cujo chamado não tinha identificação da pessoa que ligava. Atendi e era Baduti, que ligava da cidade de Montanha, e foi logo dizendo que estava ao lado de um amigo meu com quem joguei aqui, em São Mateus, e que tinha boas lembranças de mim e que fazia muitos anos que não me via; e por saber que Baduti era daqui, de São Mateus, perguntou por mim.

Nesse momento, passou o telefone para esse amigo e tive uma surpresa muito gratificante por saber que se tratava de Alfredinho – um craque na acepção da palavra – com quem joguei no Tamandaré, ainda com 16 anos, ele com seus 26 anos. Foi uma conversa prazerosa, rasgação de seda pra lá e pra cá. Ficamos de nos encontrar, mas depois dessa conversa, não sei mais o que aconteceu que não consegui contato com ele.

Alfredinho, vocês devem estar se perguntando quem é. Conheci esse craque jogando no Veneciano e depois trouxeram-no para o Tamandaré. Existiam bons jogadores que chegavam na cidade e os times locais queriam logo adotar, ele foi um desses.

Depois, Alfredinho foi embora, nunca mais o vi; e Baduti – devo a ele esse momento inesquecível – conseguiu esse encontro verbal que chegou a me emocionar. Não sei como, mas Baduti me fez reviver momentos da minha adolescência jogando ao lado de craques como Alfredinho, meu irmão Joel, Peixoto, Canoa, Cazuza, Zeca Taurino, etc. Então, fiquei sabendo que Alfredinho se envolveu na política em Montanha e acabou casando com a filha de um fazendeiro.

Sobrou a saudade e, agora, resta o nosso sincero sentimento pela morte súbita dessa figura pitoresca. Um político que nunca ganhou uma eleição, mas nunca desistiu e nem se mostrou cansado de tentar tantas vezes de fazer uma política diferente. Sem ofender nenhum adversário, de pedir voto sem oferecer nada em troca e, por isso mesmo, foi um vitorioso.

Que Deus o tenha em sua morada celestial; quem sabe até um cabo eleitoral da fé!

*JOELSON DE OLIVEIRA é ex-jogador e atual presidente do Conselho Deliberativo da Associação Atlética São Mateus; bancário aposentado e produtor rural em São Mateus.

LEIA TAMBÉM:

Samu confirma causa da morte de Baduti; enterro será neste sábado (1º/03), às 17h; veja detalhes da vida social e política

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA