Cuidadoras protestam e Prefeitura de São Mateus, finalmente, paga férias atrasadas

-

A Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, começou a realizar neste sábado (23/01) o pagamento dos valores referentes às férias das cuidadoras efetivas do Município, que estavam em atraso desde dezembro de 2020. As outras categorias da Educação já haviam recebido.

Representantes das cuidadoras efetivas da Prefeitura de São Mateus, lotadas na Secretaria Municipal de Educação, procuraram o CENSURA ZERO nessa sexta-feira (22/01), manifestando descontentamento e revolta com a forma com que elas e outros servidores municipais estão sendo tratados pela gestão do prefeito Daniel Santana.

“Nós, cuidadoras efetivas do Município, todo ano passamos por essa situação de não receber férias quando começamos a gozar da mesma, como a lei manda. Porém, esse ano a coisa foi muito mais além: nos prometeram pagamento para dia 19 e o mesmo não saiu; depois para hoje, dia 22, e não saiu”, relatou uma cuidadora, que pediu para não ter o nome publicado.

Ela disse que, atualmente, são 27 cuidadoras efetivas no quadro de funcionários da Prefeitura de São Mateus. Elas atuam nos centros de educação infantil e escolas de ensino fundamental da rede municipal, com trabalho importante no contexto do aprendizado e bem-estar das crianças portadoras de necessidades especiais: “Recebemos a complementação para chegar ao salário mínimo”, salienta.

No entanto, após saber que a situação seria levada ao conhecimento da Comunidade Mateense, por meio da Imprensa, foi providenciado o pagamento dos valores em atraso. O relato foi feito pela servidora, que destacou que haviam sido esgotadas todas as possibilidades de buscar informações oficiais quanto ao drama que a categoria estava vivendo.

“Ao entrarmos em contato com o prefeito [Daniel Santana], ele fala que mandou pagar e nos manda entrar em contato com o Secretário de Educação [José Adilson Vieira]; o mesmo fala que o que foi mandado para ele foi para o banco, e o banco pagou. O diretor escolar fala que mandou os papéis…”.

PAGAMENTO HAVIA SIDO ADIADO PARA 5 DE FEVEREIRO

As cuidadoras afirmaram ao CENSURA ZERO que chegaram a procurar o Setor de Recursos Humanos da Secretaria de Educação e receberam a informação de que o pagamento seria efetuado somente no dia 5 de fevereiro. “É totalmente ilegal isso”, reclamaram.

Foi enviado à Redação do CENSURA ZERO o texto do comunicado oficial da administração municipal. Omitiremos os nomes das servidoras da Educação, por motivos éticos: “Boa tarde! ATENÇÃO CUIDADOR(A) EFETIVO(A)! A coordenadora do setor de RH da Educação, (…), pede para informar que o pagamento das férias para os(as) cuidadores(as) efetivos(as) será no dia 05/02/2021. Qualquer dúvida entrar em contato com a (…). Caso não tenha o contato dela solicitar a mim que envio. Abraço. (…)”.

No início da tarde deste sábado (23/01), o CENSURA ZERO recebeu a informação de que os vencimentos relativos às férias começaram a ser pagos. “Acho que descobriram que entramos em contato [com a Imprensa]; daí o secretário mandou mensagem ontem à noite, dizendo que o pagamento cairia na conta hoje, ou segunda; e caiu hoje, embora que alguns veio faltando valores”, informou uma cuidadora ao CENSURA ZERO.

O OUTRO LADO

O CENSURA ZERO disponibiliza espaço para que o prefeito Daniel Santana e o secretário municipal de Educação, José Adilson Vieira, possam fazer os devidos esclarecimentos sobre o assunto abordado na reportagem.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!