Um grande número de moradores de São Mateus está reclamando que não consegue fazer contato com a central de atendimento da Prefeitura responsável pelo cadastro de famílias que necessitam do auxílio do poder público municipal por meio de cestas básicas. Os telefones são (27) 3763-1565 ou (27) 99768-5089. A medida foi tomada pelo prefeito Daniel Santana de forma emergencial por conta da pandemia de coronavírus e a decretação do isolamento social.

O problema é que os números de telefone disponibilizados, simplesmente, não atendem. A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social sabe da ocorrência, mas até o momento não adotou medida eficaz para corrigir o problema. Uma moradora chegou a ligar cerca de 150 vezes e desistiu depois de não conseguir atendimento.

“Eu fiquei o dia todo e nada. Acho que deu umas 150 ligações, até que desisti! Isso era para ser feito diretamente no Cras, que aí cada um ia no do seu bairro. Ainda mais nós, aqui do interior. Vai ser ser difícil conseguir a ligação”, afirmou Josy da Desyrée, nas redes sociais.

A reclamação é geral na página oficial da Prefeitura de São Mateus no Facebook. “O número não funciona. Coloque um número que realmente funcione”, afirma Walquíria Kyla Monteiro. “Ninguém consegue fala nesse número”, destaca Margarida Martins. Núbia Silva diz: “Mentira. Esse número não atende”.

Adilene de Jesus ficou ainda mais revoltada: “Palhaçada com a cara das pessoas que precisam. Esses números não funcionam, porque conheço pessoas que já ligara umas 500 vezes no dia. Tem pessoas que não têm crédito, tem que pega celular emprestado para tentar arrumar uma cesta para se alimentar! Esses números nunca atendem”.

ATENDIMENTO DESDE SEGUNDA-FEIRA (30/03)

Por meio da Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura de São Mateus iniciou na segunda-feira (30/03) os atendimentos na denominada Central de Benefícios Eventuais, criada para atender às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, concedendo auxílio alimentação (cestas de alimentos), durante o período de situação de emergência decretado no Município por causa do coronavírus.

O atendimento está sendo feito por técnicos de Serviço Social, das 8h às 17h. A Secretaria afirma que, “por causa da grande procura, as linhas telefônicas ficaram congestionadas durante um tempo, pois os atendimentos levam cerca de 5 a 10 minutos”, para preenchimento da ficha de concessão de benefícios eventuais.

Mas a realidade é diferente. Nas redes sociais, internautas reclamam que os números disponibilizados não atendem. Alberto Dantas deixou registrado nas redes sociais: “O número de celular só fica desligado. Eu mandei uma mensagem no privado ontem pela manhã na página Boca do Trombone [que faz assessoria da Secretaria de Comunicação da PMSM], explicando a situação; a resposta foi que iriam passar a reclamação para os responsáveis, já que eles são mais próximos do prefeito”.

Lua Gdf também reclamou: “Estou ligando desde ontem de manhã e só dá ocupado e desligado; e a única hora que me atende é às 17:00, que pede para ligar no outro dia. E, quando a gente liga, fica dando a mesma coisa, tanto no fixo quanto no celular”. Outra reclamação contundente foi a de Jorma de Lima: “Estes números de telefone não funcionam; se for depender de ser atendidos com esses números, vão morrer todos morrer de fome. Acho que é por isso que colocaram também um para assistência funerária”.

CRITÉRIOS DEFINIDOS

De acordo com a Prefeitura de São Mateus, os critérios para receber cestas de alimentos são: ser morador de São Mateus, ser maior de 18 anos, ter renda per capita entre R$ 0 e R$ 178,00 por pessoa; famílias que tenham idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes, com prioridade inicial para pessoas que não possuírem renda, possuírem renda de até R$ 89,00 por pessoa, possuírem renda de R$ 89,00 a R$ 178,00 por pessoa.

A Central de Atendimento possibilitará também a continuidade da oferta dos benefícios auxílio funeral e auxílio natalidade.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA