Os mateenses acompanham com cautela a retomada do julgamento sobre a cassação do prefeito Daniel Santana, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pauta da sessão jurisdicional desta quinta-feira (21/11), a partir das 9h30, inclui o recurso especial eleitoral que decidirá sobre a cassação e a inelegibilidade do prefeito de São Mateus (ES), que tenta reverter a decisão de primeira e segunda instâncias. Segundo denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE), Daniel da Açaí teria distribuído água para moradores da Cidade perto do período eleitoral, em meio à crise hídrica.
Nos bastidores políticos e entre as pessoas da comunidade o clima é de expectativa e cautela em emitir opinião. No entanto, verifica-se que muitos moradores que em outros tempos eram contrários à cassação do prefeito Daniel, agora já admitem que os ministros do TSE acatem o recurso.
“A Cidade está um caos na segurança pública, na educação, na saúde, em obras… Para que ele não saia de vítima nesse história, tem que deixar ele concluir o mandato”, afirmou uma moradora, revoltada com o quadro atual.
“Ele foi eleito pelo povo e deve continuar até o final do mandato. O povo tem o político que elegeu e, infelizmente, está fazendo um péssimo mandato. Mas defendo que fique até o final”, destacou um líder comunitário.
TRANSMISSÃO AO VIVO
Em 2017, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) manteve a sentença que julgou procedente uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra Daniel da Açaí, fundamentada na prática de abuso de poder econômico. O político permanece no cargo devido a uma decisão liminar.
No dia 8 de outubro, a ministra-relatora Rosa Weber votou pelo não provimento do recurso do prefeito Daniel Santana. Nesta quinta (21), o julgamento do recurso prosseguirá com a apresentação do voto-vista do ministro Edson Fachin.
A sessão de julgamento será transmitida ao vivo pelo CENSURA ZERO, a partir das 9h30. Basta acessar: censurazero.com.br e clicar no ícone indicado.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA