Em São Mateus, escolas da rede municipal de ensino estão suspendendo as aulas por causa de recente decisão do prefeito Daniel Santana, o Daniel da Açaí (sem partido). É que ele determinou a exoneração de diversos servidores contratados por designação temporária (DT), assim como também já ocorreu na área de saúde, em prejuízo do funcionamento das unidades de saúde, como já noticiaram o CENSURA ZERO e o BLOG DO ANDRÉ OLIVEIRA.

Um exemplo desses prejuízos ao ensino dos estudantes é o que ocorre na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) São Pio X, na zona rural de São Mateus. Dias atrás, a comunidade escolar denunciou a falta de agente de serviços gerais (ASG) para preparar a merenda e cuidar da limpeza da escola.

Nesta quarta-feira (12/07), a Direção comunicou, de forma urgente, o cancelamento dos dias letivos nestas quinta-feira (13) e sexta (14/07). O motivo destacado é a “falta de funcionários para atender às necessidades da escola”. Até a festa julina da Escola São Pio X, que estava marcada para a próxima sexta-feira (14) foi adiada. “Será realizada em outra data”, avisa a Direção.

A situação é passível de intervenção do Conselho Tutelar de São Mateus e do Ministério Público Estadual (MPES), por meio da Promotoria da Infância e Juventude de São Mateus. Há informações, ainda não confirmadas, de que esses órgãos já teriam sido acionados.

Segundo pais de alunos, o prefeito Daniel da Açaí e a secretária municipal de Educação, Marília Silveira, já estariam cientes da situação. O Chefe do Executivo mantém a organização da Festa da Cidade, marcada para o período de 20 a 14 de setembro, com estimativa de gastos em torno de R$ 30 milhões.

Marília é um dos nomes cotados para ser indicado para a disputa à Prefeitura de São Mateus com apoio de Daniel, assim como a secretária de Assistência Social Marinalva Broedel e o vereador Kácio Mendes, atual líder do prefeito na Câmara Municipal.

O OUTRO LADO

O CENSURA ZERO e o BLOG DO ANDRÉ OLIVEIRA disponibilizam espaço para possíveis manifestações do prefeito Daniel da Açaí e da secretária de Educação Marília Silveira.

Havendo retorno, o texto será atualizado.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA