O deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB) aceitou o convite do governador Renato Casagrande para assumir a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em substituição a Miguel Duarte Neto, que passará a gestão da Fundação de Saúde Inova.

Com uma trajetória consolidada na gestão pública, Hoffmann retorna à área de saúde. Em 2011, atuou como subsecretário de saúde na área administrativa e financeira, durante a primeira gestão de Casagrande.

Ao longo de sua carreira, Tyago Hoffmann atuou também em outras importantes funções no Governo do Estado, como secretário de Governo, chefe da Casa Civil e secretário de Inovação e Desenvolvimento.

Movimentação política

Politicamente, a mudança tem também o objetivo de dar maior destaque a Tyago Hoffmann, que é cotado para integrar a chapa de candidatos a deputado federal do PSB nas Eleições 2026, que deve ter também o atual diretor-presidente do DER-ES, ex-deputado estadual Freitas.

Além disso, a mudança abre vaga na Assembleia Legislativa para um suplente do PSB. O CENSURA ZERO apurou que Bruno Lamas, que atualmente é o titular Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional deve continuar à frente da pasta.

O segundo suplente é Lubiana Barrigueira, que acaba de ser empossado prefeito de Nova Venécia. Com isso, quem assumirá a vaga na Ales é o ex-prefeito de Pinheiros Antônio Carlos Machado, o Antônio da Emater, que obteve 6.238 votos nas Eleições de 2022.

CENSURA ZERO – AQUI EM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA