DENÚNCIA GRAVE – Documento comprova desmanche criminoso de máquinas da Prefeitura transferidas para pátio de escola em São Mateus; veja detalhes

CONFORME RELATÓRIO DA PREFEITURA DE SÃO MATEUS, A OCORRÊNCIA FOI REGISTRADA NA GESTÃO DO PREFEITO DANIEL SANTANA

397

Um documento oficial da Prefeitura de São Mateus a que o CENSURA ZERO teve acesso comprova o desmanche criminoso de diversas máquinas do patrimônio público municipal, depois que foram transferidas da sede do galpão da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Transporte, no Bairro Ideal, para o pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor João Pinto Bandeira, no Bairro Carapina. Conforme relatório, a ocorrência foi registrada na gestão do prefeito Daniel Santana, o Daniel da Açaí (sem partido).

“Neste ato, foi constatado que todas as máquinas encontradas no local estão em estado deplorável, sendo completamente sucateadas; tiveram peças e itens essenciais para seu funcionamento furtados. Não se sabe, até então, o destino de tais itens e peças”, destaca relatório da Secretaria Municipal de Agricultura, realizado em 14 de outubro de 2021, depois de vistoria no pátio da Escola João Pinto Bandeira.

O documento destaca que o maquinário havia sido removido do galpão da Secretaria Municipal de Obras e realocado no pátio da citada escola.

O relatório da Secretaria Municipal de Agricultura traz o detalhamento pormenorizado dos seguintes equipamentos: escavadeira 133, retroescavadeira 03, retroescavadeira 04, retroescavadeira 07, motoniveladora 07, motoniveladora 08, motoniveladora 09, motoniveladora 10, caminhão truck – placas YF-1191; e caminhão truck – placas MTS07707.

A constatação técnica da Secretaria Municipal de Agricultura, após a vistoria, foi de que havia a necessidade de realizar um cronograma de atividades para que fossem tomadas as providências necessárias, em face da gravidade da situação.

O relatório oficial da Prefeitura de São Mateus a que o CENSURA ZERO teve acesso detalha o furto de peças ocorrido em cada máquina do patrimônio público na gestão do prefeito Daniel Santana.

Confira abaixo as ocorrências registradas nas máquinas vistoriadas:

ESCAVADEIRA 133

Foram furtados os seguintes itens: 2 rodas motrizes, baterias, esteiras, mangueiras hidráulicas, pinos/buchas, bomba de giro e condensador.

Algumas peças foram retiradas a tempo e armazenadas no Almoxarifado. São estas: radiador, alternador e cilindros.

RETROESCAVADEIRA 03

Foram retirados os pneus dianteiros e o motor, além do assento e dos retrovisores.

RETROESCAVADEIRA 04

Foram retirados os seguintes itens: alternador, cardan, arranque, cilindros, tanque diesel, filtros e bicos.

RETROESCAVADEIRA 07

Estava parada no galpão da Secretaria Municipal de Obras por problemas na bomba injetora e, posteriormente, foi levada para o pátio da Escola João Pinto Bandeira, sem justificativa.

Foram retirados o arranque, o alternador e os pneus.

Algumas peças foram removidas no galpão da Secretaria de Obras e guardadas no Almoxarifado. São elas: coletor, compressor e turbina.

MOTONIVELADORA 08

Conforme o relatório da Prefeitura de São Mateus, foram retirados os seguintes itens: bomba hidráulica, pneu dianteiro (demais furados) e central (módulo). Além disso, o tandem foi quebrado.

MOTONIVELADORA 09

O relatório destaca que a máquina esta numa oficina contratada com problema no módulo e foi levada para o galpão da Secretaria Municipal de Obras. Posteriormente, foi transferida para o pátio da Escola João Pinto Bandeira, onde foi depenada: retiraram módulo, tandem, motor, cilindros e pneus.

MOTONIVELADORA 10

A máquina estava parada no galpão da Secretaria Municipal de Obras devido a problemas no tandem. Foi levada para o pátio da Escola João Pinto Bandeira e, lá, ficou constatada a retirada dos seguintes itens: móculo, arranque, alternador, pneus e cilindros; o braço se encontra no local.

CAMINHÃO TRUCK / MTS-7707

Conforme relatório da Secretaria Municipal de Agricultura, o equipamento foi encontrado com pneus furados e motor batido, com a observação de que seria “necessária verificação especializada”.

CAMINHÃO TRUCK / MTS-7707

O documento oficial do Poder Executivo frisa que, na vistoria, o veículo apresentava pneus furados e motor batido, sendo “necessária verificação especializada”.

O OUTRO LADO

O CENSURA ZERO disponibiliza espaço para que a Prefeitura de São Mateus se manifeste sobre o assunto abordado na reportagem.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!