O “Teste do Coraçãozinho”, ou Oximetria de Pulso, é um exame obrigatório para recém-nascidos, conforme Portaria do Sistema Único de Saúde (SUS). Muitos hospitais, entretanto, não realizam o procedimento. Por este motivo, o deputado estadual Dr. Emílio Mameri (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 322/2021, que pede pela obrigatoriedade do Teste do Coraçãozinho, um exame simples que pode salvar a vida de muitas crianças.

“Além de torná-lo obrigatório, o projeto visa deixar a importância da Oximetria de Pulso evidente para a população, de modo que os pais entendam sua necessidade e garantam que ele seja efetuado”, destaca o autor da proposta

Dr. Mameri explica que o teste, que é indolor, serve para medir os níveis de oxigênio no sangue de recém-nascidos, de modo a detectar a presença de Cardiopatia Congênita, doença grave que coloca em risco a vida do bebê.

“Infelizmente o diagnóstico tardio é um dos motivos para que essa doença continue com altas taxas de mortalidade. Com o teste, caso seja detectada alteração na Oximetria, a investigação de problema cardiológico é aprofundada, sendo possível evitar que ela se desenvolva de forma grave”, explica o deputado estadual.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA