Visando dar melhores condições de segurança aos moradores do norte capixaba, o deputado estadual Freitas (PSB) reivindicou ao Governo do Estado a criação e a instalação de companhias independentes da Polícia Militar em Jaguaré e Pinheiros. Os dois municípios são estratégicos na região e têm peculiaridades comuns de grande movimentação urbana e rural e índices preocupantes de violência impulsionados pelo escoamento da produção agrícola. Ele reuniu-se com o secretário estadual da Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, tratando do assunto.

Freitas salienta que o Norte do Espírito Santo têm uma população transitória em função da época de colheitas, pois recebem pessoas vindas de várias partes do Brasil. A futura Companhia Independente de Pinheiros atenderá também as cidades de Montanha, Mucurici e Ponto Belo, enquanto que a de Jaguaré beneficiará Sooretama, Vila Valério e Rio Bananal.

“Nossa proposta está baseada em diálogos com lideranças, que nos trouxeram essa demanda. Os índices de violência, tanto contra a vida quanto contra o patrimônio nessas regiões, são um ponto fora da curva no nosso Estado e têm sido um desafio. Essas regiões estão entre os maiores produtores de café do Estado”, justificou o deputado.

INDICAÇÕES AO GOVERNADOR

Freitas confirmou que as duas indicações ao Governo do Estado foram protocoladas na Assembleia Legislativa no dia 6 e lidas no expediente da sessão ordinária híbrida desta segunda-feira (10Q05). As propostas agora seguem para o governador Renato Casagrande.

Atualmente, a companhia de Jaguaré pertence ao 13º Batalhão da Polícia Militar (BPM), com sede em São Mateus, enquanto a de Pinheiros é subordinada ao 2º BPM, de Nova Venécia. Para o deputado, com a criação das duas companhias independentes, os militares terão uma estrutura melhor e mais autonomia de trabalho, ficando mais próximos dos moradores.

COLHEITA DO CAFÉ CONILON

Jaguaré, com 28.644 habitantes, é o maior produtor de café conilon do Espírito Santo, produzindo anualmente cerca de uma tonelada por habitante. O Município tem a sua economia valorizada pela venda de mais de 25 mil toneladas de café por ano. Durante a colheita, recebe um grande número de trabalhadores rurais de outras regiões do País.

Já Pinheiros, com 27.327 habitantes, é conhecido como a Capital da Fruta. O Município tem sua economia voltada para a pecuária e a agricultura, com destaque para a fruticultura. É o maior produtor de mamão do Brasil e possui forte produção e exportação de gado de corte, farinha de mandioca, café, limão, maracujá, feijão, milho, pimenta-do-reino, abóbora, pinha, graviola, goiaba, banana, abacaxi e, claro, o mamão.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA