Já está definido o comando das 16 comissões temáticas da Assembleia Legislativa (Ales), com a escolha dos nomes dos seus respectivos presidente e vice-presidente. Algumas delas fizeram a reunião para a escolha durante a sessão ordinária híbrida de terça-feira (9/02).
O deputado José Eustáquio de Freitas, o Freitas (PSB), que retorna ao Legislativo em 2021 na vaga que era de Euclério Sampaio (DEM), atual prefeito de Cariacica, presidirá a Comissão de Finanças. O vice-presidente será Marcelo Santos (Podemos).
“É com humildade e me sentindo muito honrado que recebo a missão de presidir a Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa do ES. Agradeço aos colegas parlamentares que acreditaram no meu potencial e confiaram a mim este posto de imensa responsabilidade”, comemorou Freitas nas redes sociais, destacando que exercerá “com determinação a incumbência de continuar garantindo que o Estado do Espírito Santo seja referência de responsabilidade fiscal para todo o Brasil”.
Freitas afirmou que as reuniões da Comissão de Finanças da Ales serão às segundas-feiras, às 13h30.
A Comissão de Infraestrutura permanece sob o comando de Marcelo Santos (Podemos), tendo como vice Alexandre Xambinho (PL). O colegiado de Agricultura também continua a ser presidido pela deputada Janete de Sá (PMN), o vice é Marcos Garcia (PV). Ela anunciou que as reuniões ocorrerão quinzenalmente, às terças, às 10h.
Três colegiados que também seguirão com os mesmos presidentes são Ciência e Tecnologia; Turismo e Desporto; e Cooperativismo. O primeiro terá Alexandre Xambinho e Janete de Sá; já o segundo, Carlos Von (Avante) e Torino Marques (PSL); o terceiro, Pr. Marcos Mansur (PSDB) e Doutor Hudson Leal (Republicanos). Mansur anunciou que as reuniões serão quinzenalmente, às terças.
![](https://censurazero.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Presidentes-de-Comissões-da-Ales-1-1024x683.jpg)
MUDANÇAS
Outra comissão que realizou eleição foi a de Educação, que passa a ser chefiada pelo deputado Bruno Lamas (PSB), tendo como vice Coronel Alexandre Quintino (PSL). Apenas Sergio Majeski (PSB) votou contra a chapa. Lamas informou que os encontros serão semanais, às terças, a partir das 13h.
O deputado Luiz Durão (PDT) vai comandar a Comissão de Segurança, tendo como vice-presidente o Coronel Alexandre Quintino. Os deputados Delegado Danilo Bahiense (sem partido) e Capitão Assumção (Patriota) se manifestaram de forma contrária à chapa. Bahiense argumentou que entendia que um dos três parlamentares que fazem parte do colegiado e são oriundos das forças de segurança deveria presidi-lo.
Outros colegiados realizaram suas respectivas eleições fora do horário da sessão. A Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente e de Política sobre Drogas elegeu Bahiense como presidente e Capitão Assumção (Patriota) como vice. Já o colegiado de Saúde permanece sob o comando de Doutor Hércules (MDB), tendo como vice o Dr. Emílio Mameri (PSDB).
A Comissão de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos terá como novo presidente o deputado Luciano Machado (PV), o vice será Bruno Lamas. Machado avisou que as reuniões serão feitas quinzenalmente, às terças-feiras, às 10h.
Na segunda-feira (8), após o término da sessão, três colegiados definiram suas presidências. A Comissão de Assistência Social será comandada por Marcos Garcia (PV) e o vice será Doutor Hércules. Meio Ambiente permanece com o Dr. Rafael Favatto (Patri), tendo como vice Bruno Lamas (PSB). A Comisssão de Defesa do Consumidor será presidida por Vandinho Leite (PSDB); o vice-presidente será o Delegado Danilo Bahiense (sem partido).
O comando das comissões de Justiça e de Cultura foi definido durante a sessão ordinária desta quarta-feira (10/02). O colegiado de Justiça permanece sob a condução dos deputados Gandini (Cidadania), presidente, e Vandinho Leite (PSDB), vice. Já a Comissão de Cultura será presidida pela deputada Iriny Lopes (PT) e terá como vice o deputado Gandini. A composição vale para o biênio 2021-2022.
CPIs
Os deputados Adilson Espindula (PTB) e Marcos Garcia (PV) foram indicados pelo líder do Bloco Parlamentar Dary Pagung (PSB) para as vagas abertas nas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) da Sonegação e das Licenças. Essas vagas eram dos deputados Enivaldo dos Anjos (PSD), eleito prefeito de Barra de São Francisco, e Euclério Sampaio (DEM), prefeito de Cariacica.
Após as indicações houve eleição da CPI da Sonegação e Marcelo Santos vai ocupar a presidência, tendo como vice Alexandre Xambinho.
SUPLÊNCIA
O deputado Sergio Majeski (PSB) solicitou a retirada do nome dele de todas as comissões para as quais foi indicado como suplente.
CONFIRA O COMANDO DAS COMISSÕES DA ALES:
Comissão de Agricultura
Janete de Sá (PMN) – presidente
Marcos Garcia (PV) – vice-presidente
Comissão de Assistência Social
Marcos Garcia (PV) – presidente
Doutor Hércules (MDB) – vice-presidente
Comissão de Cidadania e Direitos Humanos
Luciano Machado (PV) – presidente
Bruno Lamas (PSB) – vice-presidente
Comissão de Ciência e Tecnologia
Alexandre Xambinho (PL) – presidente
Janete de Sá (PMN) – vice-presidente
Comissão de Cooperativismo
Pr. Marcos Mansur (PSDB) – presidente
Doutor Hudson Leal (Republicanos) – vice-presidente
Comissão de Defesa do Consumidor
Vandinho Leite (PSDB) – presidente
Delegado Danilo Bahiense (sem partido) – vice-presidente
Comissão de Educação
Bruno Lamas (PSB) – presidente
Coronel Alexandre Quintino (PSL) – vice-presidente
Comissão de Finanças
Freitas (PSB) – presidente
Marcelo Santos (Podemos) – vice-presidente
Comissão de Infraestrutura
Marcelo Santos (Podemos) – presidente
Alexandre Xambinho (PL) – vice-presidente
Comissão de Meio Ambiente
Dr. Rafael Favatto (Patriota) – presidente
Bruno Lamas (PSB) – vice-presidente
Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente e de Política sobre Drogas
Delegado Danilo Bahiense (sem partido) – presidente
Capitão Assumção (Patriota) – vice-presidente
Comissão de Saúde
Doutor Hércules (MDB) – presidente
Dr. Emilio Mameri (PSDB) – vice
Comissão de Segurança
Luiz Durão (PDT) – presidente
Coronel Alexandre Quintino (PSL) – vice-presidente
Comissão de Turismo
Carlos Von (Avante) – presidente
Torino Marques (PSL) – vice-presidente
Comissão de Turismo
Gandini (Cidadania) – presidente
Vandinho Leite (PSDB) – vice-presidente
Comissão de Cultura
Iriny Lopes (PT) – presidente
Gandini (Cidadania) – vice-presidente
CPI da Sonegação
Marcelo Santos (Podemos) – presidente
Alexandre Xambinho (PL) – vice-presidente
![](https://censurazero.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Presidentes-de-Comissões-da-Ales-2-1024x683.jpg)
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA