A senadora Rose de Freitas, que concorre à reeleição pelo MDB, comete um ato de desinformação aos internautas/eleitores com relação ao abastecimento de água potável em São Mateus. Aliada do prefeito Daniel Santana, o Daniel da Açaí (sem partido), ela cita nas redes sociais o problema enfrentado na cidade do norte capixaba durante a estiagem, com a salinização do Rio Cricaré, do qual é captada a água bruta a ser tratada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

“Imagine água salgada saindo das torneiras de casa? Muitas pessoas estavam passando por essa situação em São Mateus e sofrendo com problemas saúde(sic)”, afirmou na introdução do post intitulado Água de qualidade e mais saúde para a população de São Mateus, recordando a situação ocorrida em períodos nos anos de 2015 a 2017.

O problema foi principal motivo para que Daniel da Açaí obtivesse êxito nas urnas, em 2016, a partir do momento que abriu as portas de sua empresa, a Água Mineral Açaí, para doou água potável para a população, além da distribuição em carros-pipa nos bairros da periferia.

Daniel prometeu uma solução definitiva para o abastecimento de água em São Mateus e, no primeiro ano do mandato de Daniel, em 2017, teve o apoio da senadora Rose de Freitas para a perfuração de poços artesianos, o que contribuiu para amenizar a situação caótica.

No entanto, na publicação da campanha eleitoral, Rose propaga que a situação já teria sido resolvida a partir da mudança da captação no Rio Cricaré, o que, definitivamente, não ocorre.

“Foi a Senadora Rose de Freitas que(sic) conseguiu a implantação de uma nova forma de captação da água do rio, que retira apenas a água doce para tratamento”, frisa o post da candidata à reeleição no Instagram, complementando: “Hoje todos recebem água de qualidade em casa”.

BALANGA CURTE

Entre os internautas que curtiram a publicação da senadora está o vereador Cristiano Balanga (Pros), atual líder do prefeito Daniel da Açaí na Câmara Municipal. Ele não faz nenhum comentário.

No mesmo post, Rose de Freitas é advertida por um internauta, que questiona nos comentários: “Grande parte da população ainda compra água; se a água tem tanta qualidade como se diz, por que ainda há preferência populacional em água mineral comprada ao invés da simples e filtrada de torneira?”.

Até as 20h30, a publicação com a desinformação seguia postada no Instagram da senadora e candidata à reeleição.

PROBLEMA AINDA SEM SOLUÇÃO DEFINITIVA

O problema de abastecimento de água em São Mateus, em decorrência da salinização do Rio Cricaré, segue sem uma solução definitiva, apesar da promessa feita pelo prefeito Daniel Santana em 2016.

Conforme o CENSURA ZERO já noticiou, o atual gestor, reeleito em 2020, teve quatro oportunidades para a resolução com o apoio do Governo do Estado, duas com o ex-governador Paulo Hartung e duas, na atual gestão estadual de Renato Casagrande, mas não conseguiu êxito. Vale registrar que o prefeito Daniel Santana não é favorável à implantação da Barragem do Córrego Bamburral, que é defendida por diversos setores da sociedade mateense.

A quinta tentativa, ainda em andamento, ocorreu em janeiro deste ano. Em inusitado decreto de calamidade pública devido “ao elevado volume de chuvas de dezembro de 2021 em São Mateus”, decretado por ele, Daniel deslocou-se até Braço do Rio com o Diretor-Geral do Saae, René Kherlakian, secretários municipais e vereadores e interceptou agenda do governador Casagrande para entregar uma proposta para implantação de um ressalto hidráulico no Rio Cricaré e mudança do ponto de captação de água bruta do Saae.

NEM PROJETO TEM AINDA

Os deputados Da Vitoria (federal) e Marcelo Santos (estadual) participaram da fatídica entrega da proposta, que, conforme o prefeito, beneficiaria também o Município de Conceição da Barra, incluiria a Cesan para, após a confecção de um projeto oficial, a execução da obra, já que a concessionária capta água bruta também no Rio Cricaré, no Bairro Jambeiro, em São Mateus.

A três meses do final de 2022, ainda não se tem notícia sobre o avanço dos encaminhamentos para a implantação do ressalto hidráulico no Rio Cricaré.

VEJA TAMBÉM:

EDITORIAL – Com 5 anos de abusos, prefeito Daniel improvisa projeto sobre água para justificar “decreto de calamidade”; e chama autoridades para a galhofa. Nem ‘afegão médio’ mateense engoliu!

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA