Detran-ES começa a enviar SMS e e-mail com alerta sobre vencimento da CNH; medida é inédita no país

358

Desde terça-feira (16/07), os condutores capixabas estão recebendo mensagens no celular e por e-mail para avisar sobre o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), da Permissão para Dirigir e do processo de habilitação. A medida inédita implantada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) é mais uma entrega do projeto Detran 100% Digital para aproximar o órgão dos usuários e facilitar o acesso aos serviços.

A mensagem enviada para o celular e para o e-mail dos condutores informará sobre quando o documento vencerá e dará orientação sobre o procedimento a ser feito. Os permissionários receberão a mensagem um dia depois do vencimento e deverão requerer a sua CNH definitiva no site www.detran.es.gov.br. Já os condutores habilitados, serão informados 15 dias antes do vencimento do documento e serão orientados a procurar uma Clínica Médica / Psicológica credenciada para a renovação da habilitação.

Os candidatos à primeira habilitação, que têm o prazo de 12 meses para passar por todas as etapas, também serão informados sobre o processo em três oportunidades: 180 dias, 120 dias e 90 dias antes do vencimento. Esse novo serviço, que não era feito até então, tem o objetivo de alertar o aluno para o prazo do seu processo e orientá-lo a entrar em contato com o Centro de Formação de Condutores (CFC) em que está matriculado caso esteja atrasado.

“Queremos facilitar a vida dos condutores lembrando a eles as datas de vencimento e orientando o que devem fazer para que eles se programem e possam ter tempo hábil para estar com a habilitação em dia, sem perder o prazo de renovação ou de pedir a sua CNH definitiva. E também alertar os candidatos à habilitação para que eles cumpram todas as etapas dentro do prazo e obtenham o seu documento”, explica o diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira.

DADOS

Para garantir que o SMS e e-mail sejam recebidos corretamente, o telefone celular e o e-mail dos condutores passarão a ser validados em todos os processos de habilitação. Só após a validação dos contatos, o documento será emitido e enviado ao habilitado.

A expectativa é que o envio da notificação para o celular e e-mail informados pelo cidadão garanta que o condutor receba a mensagem e saiba os procedimentos a serem adotados, já que o órgão percebeu que muitos condutores não recebem as notificações enviadas por correspondência porque não comunicam o Detran-ES em caso de mudança de endereço.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO | FONTE: ASCOM DETRAN-ES

COMENTE ESTA NOTÍCIA!