A partir desta segunda-feira (22/07), os proprietários de veículos registrados no Espírito Santo poderão utilizar a versão eletrônica do documento do veículo no aparelho celular ou tablet.
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV) será disponibilizado gratuitamente pelo Detran-ES, em parceria com o Serpro e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e está disponível juntamente à CNH Digital no aplicativo ‘Carteira Digital de Trânsito’ (CDT).
Para ter acesso à versão eletrônica do CRLV é necessário que o veículo esteja licenciado no exercício atual, ou seja, da mesma forma que o documento impresso, que continuará a ser emitido pelo órgão de trânsito, o CRLV Digital somente estará disponível após a quitação dos débitos relativos ao Licenciamento Anual do veículo. Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico.
O diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, destaca que a possibilidade de ter o documento do veículo no aparelho celular ou no tablet, como já acontece com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é uma opção que traz vários benefícios para o condutor do veículo.
APLICATIVO
Para acessar o CRLV Digital é necessário fazer download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito’, disponível no Google Play e App Store e adicionar o documento. O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo.
O Aplicativo é o mesmo que é utilizado para a CNH Digital e os documentos podem ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet. O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% online, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran de seu estado.
COMPARTILLHAMENTO
O CRLV Digital pode ser compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT. O compartilhamento pode ser realizado para até cinco pessoas ao mesmo tempo. Quem recebe o CRLV digital não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só cancelar a opção no aplicativo.
SEGURANÇA
O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que já possuam leitor por biometria.
A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito.
CNH DIGITAL
Desde janeiro de 2018, os condutores capixabas já podem ter acesso em seus smartphones à versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e). Em todo o Estado, mais de 65 mil condutores utilizam a CNH digital como uma alternativa ao documento em papel. O documento é gratuito e não é necessário ir até uma unidade do Detran|ES para emitir a carteira eletrônica.
Para obter a CNH Digital, é necessário que o condutor interessado já tenha o documento de papel com o QR Code, código localizado na parte interna da carteira. Todas as CNHs emitidas a partir de maio de 2017 têm essa tecnologia. O condutor que não tiver o QR Code em sua CNH poderá fazer a antecipação da renovação ou solicitar uma segunda via. Nestes casos, o usuário terá que pagar as taxas desses serviços.
PASSO A PASSO
-Para obter os documentos eletrônicos, é preciso fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Google Play e App Store.
–Depois, basta fazer o cadastramento no aplicativo. Então, o usuário recebe um e-mail e deve clicar no link para ativar o cadastro.
-Após a ativação, deve-se fazer login no aplicativo e clicar em “adicionar documento”, que será a CNH ou CRLV digitais.
–Após o cadastro, para validar o CRLV digital, basta informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).
-Depois de confirmar a validação, será necessário informar o número de telefone celular. Neste momento, será disponibilizada a CRLV Digital no dispositivo móvel.
–O aplicativo vai pedir para o usuário criar uma senha de quatro dígitos, uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. A CRLV Digital poderá ser acessada pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA
FONTE: ASCOM DETRAN-ES