DIREITO EM SUAS MÃOS – O mercado está saturado de Advogados; por que estudantes ainda lotam os Cursos de Direito?

956
FOTO ILUSTRATIVA

*POR Drª BEATRICEE KARLA LOPES*

A verdade é que está havendo uma banalização de faculdades de Direito pelo país e uma grande facilidade de adentrá-las (qualquer um pode fazer uma). De outra banda, não é um curso fácil de se fazer, pois demanda muito estudo e leitura.

Mas as pessoas estão lotando as faculdades de Direito, por três razões: a primeira é por status e pura vaidade, pois ainda se tem a ilusão de que ser ‘Doutor’ é sinônimo de poder e dinheiro; a segunda é em virtude do leque de concursos públicos que se pode fazer com o Diploma de Direito; e a terceira, e menos desejada no início, é a Advocacia.

Acontece que, após formados e frustrados por não conseguirem passar em um concurso Público, a maioria dos Bacharéis em Direito parte mesmo para a Advocacia e o sonhado status inicial vai por água abaixo, pois Advogados hoje se tem aos montes e não são mais vistos como pessoas de poder e dinheiro, como era antigamente; muito pelo contrário, estão desacreditados pela sociedade (sem generalizar).

O pior é quando o Bacharel em Direito, além de não passar em um concurso público, não consegue a tal carteira da OAB! Aí complica tudo, porque o tal Diploma não vai servir para nada, absolutamente nada mesmo, e lá se vão desperdiçados cinco longos anos de faculdade… Só restando frustração e remorso para o infeliz vaidoso, que só fez Direito para dizer que é ‘Doutor’.

Portanto, o conselho maior e mais sensato é: entre no Curso de Direito apenas por vocação e amor, caso contrário verá seu tempo e dinheiro jogados no lixo!

Para descobrir se você tem talento para o Direito, basta olhar para trás. Isso mesmo, olhe para trás e se visualize quando criança, adolescente e, agora, adulto; e pergunte-se: “Eu fui uma pessoa assídua na leitura?”; “Eu sempre gostei de escrever?”; “Quantos livros eu lia por ano?”; “Meus pais me incentivavam na leitura?”; “Eu era bem em oratória na escola?”; “Eu apresentava meus trabalhos escolares com desenvoltura e sem timidez?”; “Eu era comunicativo e tinha espírito de liderança?”; “Eu tinha facilidade de me relacionar com as pessoas?”; “Eu me comovia com os problemas alheios e tentava ajudar?”; e “Eu tinha um sentimento de justiça social e de compaixão pelo próximo?”.

Se a resposta for ‘sim’ para todas essas perguntas, vá fundo e entre com tudo na Carreira Jurídica, pois você, de fato, tem talento para ser ‘Doutor’; seja na área de concursos públicos, seja na área da Advocacia, tanto faz, porque qualquer uma dessas vai lhe fazer feliz! Porém, se a resposta foi negativa para qualquer uma dessas perguntas, desista enquanto é tempo e tente descobrir o seu verdadeiro talento. Com certeza você tem um; todos nós temos os nossos próprios talentos já enraizados em nós desde sempre!

Se gostou, curta, comente e compartilhe com seus amigos!

Veja muito mais na minha página do Facebook: Beatricee Karla Lopes.

*Drª Beatricee Karla Lopes é Advogada Criminalista e Civilista  – OAB/ES 15.171; pós-graduada em Penal e Civil; Escritora de Artigos Jurídicos; Membro Imortal da Academia de Letras da Serra-ES; Comendadora Cultural e Membro Imortal da Academia de Letras de São Mateus-ES; Comendadora Cultural da ONG Amigos da Educação e do Clube dos Trovadores Capixabas; Personalidade Cultural de 2017 do 3º Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil; Personalidade Artística e Cultural 2018; colunista do Portal Censura Zero – www.censurazero.com.br; Poeta; e Escritora Literária.

Contato: tel.: (27) 9.9504-4747, e-mail: beatriceekarla@hotmail.com, site: beatriceeadv.wixsite.com/biak, Facebook: Beatricee Karla Lopes e Instagram: @direitocensurazero.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!