DO LADO DE CÁ – Homenagem pelo Dia do Professor e alerta sobre número de celular criminoso

5183

DIA DO PROFESSOR

O dia 15 de outubro nos remete à fiel homenagem ao Dia do Professor, o ser que possui um importante papel em nossas vidas, o transformador.

Embora muitas vezes exausto, se apega na fé e na crença que a educação é a chave para a entrada de um novo mundo, onde existe bondade, ética, serenidade, oportunidade, mudança de vida e hábitos. Um mundo construído por pessoas melhores que transmitirão todo o aprendizado às próximas gerações.

Neste dia não quero lembrar das destrezas e mártires por ele enfrentados, bastam o percurso e tarefas realizados todos os dias. Prefiro dizer que a cada 15 de outubro temos algo novo a comemorar, e com este sentimento de pura gratidão reservei alguns nomes para deles falar.

Começando na infância, tive meus passos iniciados pela Tia Luzimar, que além de proporcionar meus primeiros prazeres pela leitura, cuidou de mim como uma mãe enquanto me acompanhou ao hospital, quando tive um dos braços quebrados em decorrência de uma queda.

Passados alguns anos, aprendi a amar uma das pessoas que mais marcou minha vida, e me ajudou na escolha da faculdade, agora já na fase adulta, Néviton Serra. Me apeguei tanto a ele, que no ano seguinte custei a aceitar a chegada da Jussara Baioco, como professora de Ciências. Mas depois de muita conversa, paciência e demonstração de amor, nos tornamos grandes amigas.

Neste mesmo ano, fui presenteada com a chegada do Roberto Di Carli e da Maria Onélia, duas pessoas extremamente humanas, suficientemente capazes de me moldar ainda mais para ser o que sou hoje.

Chegando no ensino médio, fui recebida pelo Luciano Trevizani, Wendel Fuzer, Neucimara Moreira, Bruna Medeiros e Ana Libania. Que explosão de lições e inesquecíveis sorrisos, abraços e afeto! Me ensinaram ainda mais sobre respeito valorização e amizade.

Na segunda etapa deste processo, ganhei de presente a Juliana Castro (que ser de pura luz!), a Mirele, o Fábio Honório, a Iara Vieira, o Ribamar Pereira, a Ana Carolina e a Kênia Bersa. Estes nomes sempre me trarão a feliz lembrança de como é bom ter amizade de um professor, e poder contar com eles e para eles os seus planos.

Pode parecer pouco, mas pessoas como a Luciana Villela marcam nossas vidas simplesmente por sempre nos lembrar a frase ‘Você é responsável pelo lixo que você produz!’. Nunca mais joguei lixo na rua e passei a transmitir o recado.

Já no curso técnico, a mim foi reservada a incrível presença do casal Monique Silvares e Pablo Misságia. Eles são a verdadeira prova do amor pela educação e o quanto se doam para ensinar e serem compreendidos. Assim como eles, o Vinícius Morgan sempre se dedicou ao máximo para deixar o seu melhor, e mal sabia ele que só de se esforçar para isso, já tinha nos inspirado o suficiente para nos fazer acreditar no quanto somos capazes podemos voar alto.

Esses professores realmente me prepararam para o ingresso na faculdade e, através de alguns deles, pude conhecer e chegar à FACELI (Faculdade de Ensino Superior de Linhares) para cursar Direito. Só depois de matriculada, conheci o mundo que é aquele lugar e quão grandes são os professores que trabalham ali; e, claro, que vou citar nomes, mas apenas dois, e que se estenda aos demais: Fabio Tavares e Gustavo Moulin.

Eles não são somente professores, exercem outras funções e estão na sala de aula simplesmente porque gostam e querem ter esse contato, transmitindo principalmente valores que determinarão nossa trajetória na vida profissional. Nos inspiram ao caminho da ética, justiça e direito com muito êxito, isso é fantástico!

E, para finalizar, preciso falar do Solimar Silva, meu ex-professor e grande amigo, que me motivou a aceitar este desafio, de estar aqui, nesta coluna, escrevendo para Você, Amigo Leitor. Ele me fez acreditar que sou capaz, e ‘Do lado de cá’ estou!

Muito obrigada, queridos mestres, por transformarem a minha vida, e também de tantas outras pessoas! As lições por vocês ensinadas são bagagem para a vida toda!

Gratidão!

Na ordem: Tia Luzimar, Roberto Di Carli, Ribamar Pereira, Néviton Serra, Jussara Baioco, Luciano Trevizani, Maria Onélia, Ana Carolina e Wendel Fuzer.

FERIADO ESCOLAR

O dia 15 de outubro foi oficializado nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52. 682, de 14 de outubro de 1963.

O decreto define a razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Mirelli, Solimar Silva, Iara Vieira, Kênia Bersa, Ana Libania, Monique Silvares e Pablo Misságia, Fábio Honório, Neucimara Moreira e Vinícius Morgan.

Luciana Villela, Fabio Tavares, Bruna Medeiros e Juliana Castro.

EU POSTEI!!!

Perseguição com número fake! Fique atentos!!!

*Daniele Pinheiro é ativista social, estudante de Direito. Contato: (27) 99982-6862

COMENTE ESTA NOTÍCIA!