Dr. Emílio Mameri propõe medida para prevenir suicídios no ES

-

O deputado estadual Dr. Emílio Mameri protocolou o Projeto de Lei nº 388/2021, que visa instituir a Política Estadual de Prevenção de Lesões Autoprovocadas e do Suicídio no Estado do Espírito Santo, com o objetivo de promover a saúde mental e proteger o direito fundamental à vida digna.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de suicídios a cada 100 mil habitantes aumentou 7% no Brasil, ao contrário do índice mundial, que caiu 9,8%. Ainda segundo a OMS, o suicídio ocupa a terceira posição entre as maiores causas de morte de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos, sendo superado apenas por acidentes.

Cada um desses casos é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros e tem efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás. De acordo com o autor do projeto, é também uma tragédia evitável. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), cerca de 96,8% dos casos de suicídio são relacionados a transtornos como depressão, bipolaridade e ansiedade.

“Infelizmente existe um grande tabu acerca de temas que envolvem saúde mental. “ alega Mameri. Para o parlamentar, a situação só vai começar a melhorar quando a sociedade conseguir superar o receio de falar sobre transtornos mentais. “É necessário limpar a mente dos preconceitos que nossa cultura impõe sobre distúrbios mentais, buscando sempre fugir da desinformação e da ignorância”, completa Mameri.

EMPATIA

Médico, o parlamentar destaca que é preciso desenvolver a empatia e abrir o coração para entender de fato o que se passa nessas situações, o que fazer para reconhecer os sinais e oferecer ajuda da forma correta.

Tendo em vista esse embate à desinformação sobre o assunto, o deputado protocolou o Projeto de Lei n° 44/2021, que instituiu o dia 12 de abril como o “Dia Estadual Contra a Psicofobia”. Aprovado esse ano, a definição de uma data para marcar a luta contra esse tabu estimula a quebra do preconceito, e busca trazer a visibilidade e seriedade que o tema merece, além do acolhimento para quem passa por esse tipo de situação.

Mameri atenta ao papel do estado para assegurar direitos constitucionalmente previstos, como o direito à saúde e, consequentemente, à vida digna.

“O suicídio trata-se de um grave problema de saúde pública, mas que pode ser evitado, com base em evidências e com intervenções de baixo custo” afirma o parlamentar, que coloca como essenciais o acompanhamento psicológico e as corretas medidas de apoio. Para a efetiva prevenção, é necessária uma ampla estratégia multissetorial, que é o que o Projeto de Lei tenta abarcar.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_img

VEJA TAMBÉM:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!