Causou desconfiança e desinformação entre internautas e moradores de São Mateus um texto mal-escrito e confuso lançado, em nome da Prefeitura de São Mateus – Secretaria Municipal de Educação, pela fanpage Norte Capixaba-Boca no Trombone Espírito Santo, por volta das 22h deste domingo (14/03), sobre a suspensão das aulas em São Mateus como medida preventiva ao coronavírus.
Com o título ‘COMUNICADO IMPORTANTE’, o texto é apresentado em arquivo JPEG, usando como assinatura o logotipo oficial da Prefeitura de São Mateus-Secretaria Municipal de Educação. E causou estranheza, contribuindo para gerar confusão, o fato de o site e a fanpage oficiais da PMSM não fazerem nenhuma referência ao assunto.

Comprovadamente produtora e distribuidora de fake news (notícias falsas), a página Norte Capixaba-Boca no Trombone Espírito Santo assessora o prefeito Daniel Santana e a Prefeitura de São Mateus. É usada como ‘ferramenta’ da Secretaria Municipal de Comunicação Social, apesar de pertencer a um intitulado blogueiro condenado três vezes por calúnia, difamação e injúria. Ele responde a outros processos por esses crimes, além de racismo e intolerância religiosa.
Por isso mesmo, internautas fizeram o print da postagem e salvaram o arquivo JPEG, compartilhando em perfis do Facebook e grupos de WhatsApp, na noite deste domingo (14). Moradores de São Mateus, que já conhecem o histórico da página, compartilharam o ‘COMUNICADO IMPORTANTE’ com pedido de esclarecimento a outros internautas sobre a veracidade das informações.
“Estou repassando. Alguém sabe se é fake?”, afirmou um internauta que fez o print da postagem da fanpage e postou num grupo de São Mateus. Uma mãe de aluno postou o arquivo JPEG no grupo de uma escola da rede municipal de ensino, também com dúvidas: “Boa noite,Tia …., essa notícia procede ou é fake?”.

Na própria fanpage que fez a publicação, a internauta Eliana Capelini questiona: ‘Está no site da Prefeitura?”. Rafaela Ferreira responde: “É verídico. Porém amanhã, segunda-feira, vai ter aula para orientação aos alunos; e na terça, as aulas serão suspensas”.

REDAÇÃO SOFRÍVEL
Além de não ter sido publicado nos canais oficiais da comunicação da Prefeitura de São Mateus, o fato de ser assinado pela Secretaria Municipal de Educação exigiria que tivesse o cuidado necessário com o uso correto da Língua Portuguesa e, por se tratar de um documento público, não poderia dispensar as técnicas de redação institucional.
Sem usar muito rigor, a Direção de Jornalismo do CENSURA ZERO assinalou 14 erros ortográficos, além de estilo inadequado a documento oficial [veja acima]. Outro aspecto: o texto é confuso sobre a origem do ‘COMUNICADO IMPORTANTE’. Começa citando a Prefeitura de São Mateus e destaca ato do prefeito Daniel Santana, mas diz que é a Secretaria Municipal de Educação que comunica, sem referência ao Secretário.
Administrativamente, o correto é que comunicado sobre ato direto (ou decisão de governo) do Prefeito tenha o logotipo da Secretaria Municipal de Gabinete e comunicado sobre ato da Secretaria Municipal de Educação (ou do Secretario) seja identificado com o logotipo oficial da pasta.


OUTRO TEXTO
Por volta das 23h deste domingo (15/03), assessores do prefeito Daniel Santana que atuam nas redes sociais publicaram texto avulso, com o título ‘COMUNICADO – Prefeitura Municipal de São Mateus’, afirmando que “estão suspensas as aulas da Rede Municipal de Ensino a partir desta terça-feira, dia 17/03”.
O texto, também não oficial, reitera que “as atividades escolares de amanhã (16/03) deverão ser voltadas à conscientização e orientação aos alunos sobre medidas de prevenção contra o Coronavírus”.
Até 1h10 da madrugada desta segunda-feira (16/03), a Secretaria Municipal de Comunicação não havia publicado nenhum comunicado oficial sobre o assunto no site da PMSM e na página da Prefeitura de São Mateus no Facebook.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA
COMENTE ESTA NOTÍCIA!