E O SITE OFICIAL? – Prefeitura de São Mateus usa página de fake news para comunicar suspensão das aulas; texto mal-escrito em nome da Secretaria de Educação causou desconfiança e desinformação

1604

Causou desconfiança e desinformação entre internautas e moradores de São Mateus um texto mal-escrito e confuso lançado, em nome da Prefeitura de São Mateus – Secretaria Municipal de Educação, pela fanpage Norte Capixaba-Boca no Trombone Espírito Santo, por volta das 22h deste domingo (14/03), sobre a suspensão das aulas em São Mateus como medida preventiva ao coronavírus.

Com o título ‘COMUNICADO IMPORTANTE’, o texto é apresentado em arquivo JPEG, usando como assinatura o logotipo oficial da Prefeitura de São Mateus-Secretaria Municipal de Educação. E causou estranheza, contribuindo para gerar confusão, o fato de o site e a fanpage oficiais da PMSM não fazerem nenhuma referência ao assunto.

O ‘COMUNICADO IMPORTANTE’ da Prefeitura Municipal de São Mateus foi feito por intermédio da página Norte Capixaba-Boca no Trombone Espírito Santo, comprovadamente produtora e distribuidora de fake news.

Comprovadamente produtora e distribuidora de fake news (notícias falsas), a página Norte Capixaba-Boca no Trombone Espírito Santo assessora o prefeito Daniel Santana e a Prefeitura de São Mateus. É usada como ‘ferramenta’ da Secretaria Municipal de Comunicação Social, apesar de pertencer a um intitulado blogueiro condenado três vezes por calúnia, difamação e injúria. Ele responde a outros processos por esses crimes, além de racismo e intolerância religiosa.

Por isso mesmo, internautas fizeram o print da postagem e salvaram o arquivo JPEG, compartilhando em perfis do Facebook e grupos de WhatsApp, na noite deste domingo (14). Moradores de São Mateus, que já conhecem o histórico da página, compartilharam o ‘COMUNICADO IMPORTANTE’ com pedido de esclarecimento a outros internautas sobre a veracidade das informações.

“Estou repassando. Alguém sabe se é fake?”, afirmou um internauta que fez o print da postagem da fanpage e postou num grupo de São Mateus. Uma mãe de aluno postou o arquivo JPEG no grupo de uma escola da rede municipal de ensino, também com dúvidas: “Boa noite,Tia …., essa notícia procede ou é fake?”.

O ‘COMUNICADO IMPORTANTE’ causou desinformação em um grupo de WhatsApp de uma escola da rede municipal de ensino.

Na própria fanpage que fez a publicação, a internauta Eliana Capelini questiona: ‘Está no site da Prefeitura?”. Rafaela Ferreira responde: “É verídico. Porém amanhã, segunda-feira, vai ter aula para orientação aos alunos; e na terça, as aulas serão suspensas”.

Internautas da própria página que ficaram desconfiados da informação postada, sem referência no site oficial da Prefeitura de São Mateus.

REDAÇÃO SOFRÍVEL

Além de não ter sido publicado nos canais oficiais da comunicação da Prefeitura de São Mateus, o fato de ser assinado pela Secretaria Municipal de Educação exigiria que tivesse o cuidado necessário com o uso correto da Língua Portuguesa e, por se tratar de um documento público, não poderia dispensar as técnicas de redação institucional.

Sem usar muito rigor, a Direção de Jornalismo do CENSURA ZERO assinalou 14 erros ortográficos, além de estilo inadequado a documento oficial [veja acima]. Outro aspecto: o texto é confuso sobre a origem do ‘COMUNICADO IMPORTANTE’. Começa citando a Prefeitura de São Mateus e destaca ato do prefeito Daniel Santana, mas diz que é a Secretaria Municipal de Educação que comunica, sem referência ao Secretário.

Administrativamente, o correto é que comunicado sobre ato direto (ou decisão de governo) do Prefeito tenha o logotipo da Secretaria Municipal de Gabinete e comunicado sobre ato da Secretaria Municipal de Educação (ou do Secretario) seja identificado com o logotipo oficial da pasta.

O site oficial da Prefeitura Municipal de São Mateus não trazia, até a madrugada desta segunda-feira (16/03), nenhuma publicação sobre o assunto tratado no ‘COMUNICADO IMPORTANTE’.
A Secretaria Municipal de Comunicação não publicou o ‘COMUNICADO OFICIAL’ na página oficial da PMSM no Facebook. A postagem mais recente até a madrugada desta segunda-feira (16/03) tinha data de 13 de março.

OUTRO TEXTO

Por volta das 23h deste domingo (15/03), assessores do prefeito Daniel Santana que atuam nas redes sociais publicaram texto avulso, com o título ‘COMUNICADO – Prefeitura Municipal de São Mateus’, afirmando que “estão suspensas as aulas da Rede Municipal de Ensino a partir desta terça-feira, dia 17/03”.

O texto, também não oficial, reitera que “as atividades escolares de amanhã (16/03) deverão ser voltadas à conscientização e orientação aos alunos sobre medidas de prevenção contra o Coronavírus”.

Até 1h10 da madrugada desta segunda-feira (16/03), a Secretaria Municipal de Comunicação não havia publicado nenhum comunicado oficial sobre o assunto no site da PMSM e na página da Prefeitura de São Mateus no Facebook.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!