EDITORIAL – 477 anos: São Mateus não está de parabéns; é preciso dizer o que não é bom para a nossa Gente!

-

O Município de São Mateus completa, nesta terça-feira (21/09), 477 anos de colonização. A Internet está repleta de notícias que lembram a data histórica e as redes sociais abarrotadas de artes de homenagens que celebram o aniversário da Rainha do Cricaré, a mãe, avó e bisavó de outras cidades do extremo-norte do Espírito Santo. Mas nas ruas da Cidade e nas casas dos moradores, a realidade é outra!

O saudoso político Amocim Leite (1931-1911), que foi vereador por dois mandatos e prefeito por três vezes, costumava usar a expressão-jargão “São Mateus tá de parabéns” em quase todas as suas entrevistas. Era uma muleta de comunicação que entrou para as lembranças folclóricas do popular Chefe do Executivo, quase sempre acompanhada de outra: “Isso é muito bom pra São Mateus”.

No entanto, em que pese estarmos com saúde, sobrevivendo a essa terrível pandemia da covid-19 que já matou quase 300 mateenses, os cidadãos conscientes e com um mínimo de senso crítico sabem que São Mateus não tem muito o que comemorar nesta data, principalmente com relação à Administração Pública Municipal e o comportamento/a postura dos atuais políticos no que se refere aos cuidados com o Povo Mateense.

O Município tem um Prefeito que se elegeu com mentiras (reforçada por um sistema criminoso produtor e distribuidor de fake news), distribuição estratégica de cestas básicas com dinheiro público e indícios fortes de abuso do poder político e econômico, zombando da Justiça Eleitoral e do Ministério Público. Claro, não podemos esquecer a boa dose de ‘camaradagem’ de muitos dos nove candidatos concorrentes, que sumiram do debate público após as Eleições 2020. Proclamado o resultado, houve partidos adversários que nem disfarçaram para pular para o cercadinho vencedor…

Vale lembrar que o autointitulado ‘Prefeito da Periferia’ ainda está em dívida com a população sobre a única promessa de campanha feita em 2016, quando conquistou o primeiro mandato: a solução definitiva para o problema do abastecimento de água de São Mateus, assombrado com a possibilidade de salinização do Rio Cricaré no ponto de captação de água bruta. Ele já teve quatro chances para cumprir a promessa, mas sempre esbarra na incompetência para a gestão pública e na falta de capacidade de articulação político-institucional. Até quando?

E o que dizer da Câmara de Vereadores, que aderiu às fake news institucionalizadas do gestor com o discurso de união para a estabilidade política? A adesão ao pacto da vingança do Prefeito, prejudicando a Comunidade Mateense com a exclusão de R$ 11 milhões em obras/ações do Orçamento Municipal de 2021, somente por serem rubricas asseguradas pela composição antiga do Legislativo, é uma prova cabal de que os interesses dos povo não são prioridade. Faltam transparência e comunicação pública adequada!

Aliás, constatamos que a inversão de prioridades e valores do ‘Escondidão da Alberto Sartório’ agora alcança também os dois prédios do complexo da antiga Aracruz, no Bairro Santo Antônio: fake news institucionalizada, apoio com dinheiro público a gabinete do ódio que achincalha autoridades e mancha a honra de cidadãos de bem, cabide de empregos, apadrinhamento político-eleitoral, contratações irregulares e imorais, projetos para autobenefício, além de flagrante soberba político-administrativo-institucional.

Como a maioria esmagadora dos Mateenses já se decepcionou e passa longe dos ambientes e das tratativas políticas, os atuais mandatários (com raríssimas exceções – e que bom que elas existem) deitam e rolam com a premissa de “fazer história em São Mateus”. Poderia ser de forma positiva e se torcia para isso. Todavia, se já usurparam até a autoria de um célebre conceito de Condessa de Ségur que rompe barreiras da geografia e do tempo, imagine o que não farão aos incautos e aos desatentos ao que se coloca no papel!

Fazem o ‘básico do básico’ e querem passar recibo de que estão executando o inimaginável na gestão pública. Oferecem migalhas com recursos públicos e querem transmitir esplendor em ações e obras contando com a inércia de veículos de comunicação que se renderam à cooptação financeira desprezível e que há muito abdicaram do compromisso ético, da moralidade institucional e da responsabilidade social do fazer jornalístico!

Não! Definitivamente, São Mateus não está de parabéns! Há gente sofrendo, há famílias desassistidas, há cidadãos desesperançados… Há uma sociedade ainda enganada por aqueles que usam o poder público para autobenefício, ou para fortalecer pequenos grupos a serviço de interesses pessoais, políticos, eleitorais e até empresariais.

Isso não é bom para São Mateus; não é nada bom para a nossa Gente!

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!