EDITORIAL – Informação pública com credibilidade exige Comunicação Social responsável, séria e correta pelos canais oficiais; PMSM está ‘brincando com fogo’

-

É muito grave e preocupante a forma como a Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, tem agido na divulgação de informações de interesse público, preferindo utilizar uma rede de páginas produtora e distribuidora de fake news e não os canais oficiais de comunicação da Municipalidade, como o site da PMSM (www.saomateus.es.gov.br) e a página oficial no Facebook (faceboook.com/prefeituradesaomateus), e também buscar o apoio da Imprensa Profissional que atua na Cidade.

A publicação de um ‘COMUNICADO IMPORTANTE’ da Prefeitura de São Mateus – Secretaria Municipal de Educação na noite desse domingo (15/03), depois das 22h e por meio de canais não oficiais, causou desconfiança e desinformação entre os internautas/moradores. O assunto tratado, a suspensão das aulas na rede municipal de ensino como medida preventiva ao coronavírus, é importantíssimo, pois mexe diretamente com dois setores públicos fundamentais: a Saúde e a Educação. E está em jogo o direito de ir e vir, mexendo com as atividades cotidianas de crianças e adultos.

O tal ‘COMUNICADO IMPORTANTE’ foi postado como mais uma nota da fanpage sensacionalista. Caracterizado pela redação sofrível do texto, assinado pela Secretaria de Educação, o ‘documento público’ foi fartamente distribuído em grupos de WhatsApp, que têm um público ávido por informações de assuntos do momento. A maioria dos internautas compartilha primeiro para, depois, verificar se a informação é verdadeira.

A pandemia de coronavírus no mundo vem sendo tratada com muita seriedade pelas autoridades internacionais. No Brasil, os ministérios da Saúde, Defesa e Relações Internacionais, dentre outros, atuam de forma integrada para os devidos encaminhamentos sobre a doença. No Espírito Santo (que deve decretar estado de emergência nesta segunda-feira), assim como em outros estados, há planos de contingência em andamento, e as prefeituras por todo o País já instalam seus gabinetes de crise para o enfrentamento adequado da situação.

Publicado em nome da Prefeitura de São Mateus – Secretaria Municipal de Educação, o ‘COMUNICADO IMPORTANTE’ apresentou texto repleto de erros da Língua Portuguesa e de redação institucional.

A comunicação correta e segura é de fundamental importância nesse contexto, pela necessidade de orientar a população e manter as pessoas. E as fontes de informação para isso devem ser os órgãos públicos, por meio de seus canais oficiais, exatamente para evitar a propagação de fake news (notícias falsas) e a desinformação.

Mas, para espanto geral, a Prefeitura de São Mateus faz o contrário. Ignora sua estrutura própria de Comunicação Social, especialmente na internet e nas redes sociais, e adota como referência na divulgação de conteúdo de utilidade pública fanpages administradas por pseudojornalistas criminosos, já condenados pela Justiça por mau uso da liberdade de expressão!

Sem entrar no mérito criminal dessa associação da Prefeitura de São Mateus com a rede de páginas criadora de fake news, que o CENSURA ZERO vem denunciando, cabe-nos, em nome da Comunidade Mateense, exigir seriedade, responsabilidade e qualidade no trato da informação pública. “Quem brinca com fogo pode se queimar”, alerta o ditado popular sobre as consequências graves a quem se expõe, imprudentemente, a um perigo.

Ainda está em tempo de a Administração Municipal ativar as teclas da inteligência e da sabedoria!

A publicação original do texto do ‘COMUNICADO IMPORTANTE’ foi feita pela fanpage Norte Capixaba-Boca no Trombone Espírito Santo, cujo administrador já foi condenado três vezes por crimes de calúnia, difamação e injúria.
A Prefeitura de São Mateus não havia publicado até as 9h32 desta segunda-feira (16/03), no site oficial da PMSM, nenhuma informação oficial sobre suspensão das aulas como medida preventiva ao coronavírus. A fanpage oficial também foi preterida.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_img

VEJA TAMBÉM:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!