ELEIÇÕES 2020 – Jaguaré tem 7 pré-candidatos a Prefeito; articulações já começaram e maioria define mudança de partido até abril

-

As Eleições Municipais 2020 já é assunto nos bastidores políticos e nas rodas de conversas em Jaguaré, no norte do Espírito Santo.

Muito conhecida por disputas eleitorais acirradas, a Cidade tem, por enquanto, sete pré-candidatos a Prefeito, mas a maioria ainda aguarda o aquecimento das articulações políticas para definir os partidos e possíveis alianças.

O início de abril é o prazo-limite em função da exigência, conforme a legislação eleitoral, do período mínimo de seis meses de filiação ao partido para disputar as eleições, e a janela de troca de siglas para vereadores.

Em entrevistas ao CENSURA ZERO, sete nomes confirmaram que são pré-candidatos: vereador João Vanes (Solidariedade – vai para o PSL), vereador licenciado e secretário municipal de Governo Gustavo Sossai (PMN – vai para o Republicanos); secretário municipal de Meio Ambiente Luciano Laquini (PSB), ex-vereador Francisco Santiago (PT), ex-vereador Marcos Guerra (Cidadania), vereador Fio Siqueira (Podemos – deve ir para o Republicanos) e vice-prefeito Ruberci Casagrande (Democratas – vai para o PMN).

JOÃO VANES

JOÃO VANES

Ex-presidente da Câmara de Jaguaré, João Vanes confirmou sua pré-candidato a Prefeito de Jaguaré, tendo como base os quatro mandatos de Vereador e também as três semanas que atuou como prefeito interino: “A população teve a oportunidade de ver uma administração voltada para toda a sociedade, sem nenhuma distinção. A população de Jaguaré me conhece e sabe do carinho que tenho com as pessoas e todo os segmentos da sociedade”. João Vanes é filiado ao Solidariedade, mas destacou que comandará o PSL de Jaguaré nas próximas eleições.

GUSTAVO SOSSAI

GUSTAVO SOSSAI

Exercendo o primeiro mandato de Vereador, Gustavo Sossai está licenciado e ocupa o cargo de secretário municipal de Governo na gestão do prefeito Rogério Feitani, o Rogerinho. Ele decidiu que não será candidato à reeleição e entrará na disputa a Prefeito: “Estamos fazendo um mandato diferente, eficiente. Penso que podemos colocar toda a relação que construímos lá fora em favor de Jaguaré. Como Vereador, trouxemos muito recursos. Se tivermos a oportunidade de chegar à Prefeitura, iremos conseguir muito mais”. Eleito pelo PMN, Gustavo Sossai confirmou que assumirá o Republicanos de Jaguaré, organizando o partido para as Eleições 2020.

LUCIANO LAQUINI

LUCIANO LAQUINI

O atual secretário municipal de Meio Ambiente, Luciano Laquini (PSB), é um dos principais articuladores da atual administração, por isso mesmo é o mais cotado para ter o apoio do prefeito Rogerinho. “Penso ser uma grande responsabilidade participar do processo eleitoral e poder contribuir junto ao Município em que nasci. Penso que a minha geração precisa participar ativamente do processo democrático, ou seja, que novos protagonistas apareçam”, afirma o advogado, que nunca disputou mandato eletivo. Ele disse que o atual secretário de Saúde Jair Sandrini, vereador licenciado, é outro nome que tem condições de apresentar uma pré-candidatura a Prefeito pelo PSB.

FIO SIQUEIRA

FIO SIQUEIRA

Atuando como vereador pelo segundo mandato, o vereador Dejair de Siqueira, o Fio Siqueira, pretende aproveitar a experiência que vem adquirindo como vice-presidente da Câmara Municipal (dois anos sob a presidência de João Vanes e, agora, de Aloísio Cetto-Godero). “Recebo bem a lembrança do meu nome, confirmo que tenho interesse na disputa, e isso é resultado do trabalho que a gente vem fazendo nesses dois mandatos de Vereador. Estamos cuidando do povo, especialmente dos mais carentes”, afimou Fio. Ele destacou que mudará de partido: vai deixar o Podemos (ex-PHS) para se filiar ao Republicanos.

FRANCISCO SANTIAGO

FRANCISCO SANTIAGO

O ex-vereador Francisco Santiago, que foi candidato a vice na chapa de Marcos Guerra em 2016, confirmou que seu nome está à disposição do PT como pré-candidato a Prefeito. “O partido está se organizando e, inclusive, mudou a direção agora. Tenho conversado com lideranças, tenho um trâmite muito bom com todas as lideranças políticas do Município e já temos mantido conversas nesse sentido”, afirmou Chico, frisando que o PT vem se fortalecendo internamente, também visando a formação da chapa de vereadores.

MARCOS GUERRA

MARCOS GUERRA

O ex-vereador Marcos Guerra, que disputou a eleição para Prefeito em 2016, confirmou sua pré-candidatura pelo Cidadania no pleito deste ano, apesar de destacar que ainda está aguardando uma decisão final do partido. “Existem outros nomes sendo avaliados pelo partido”, ponderou, destacando que as definições ocorrerão com o avão da Executiva Estadual. Ele teria o apoio do ex-prefeito Sávio Martins, que atualmente é vereador de Jaguaré.

RUBERCI CASAGRANDE

RUBERCI CASAGRANDE

O vice-prefeito Ruberci Casagrande chegou a atuar como prefeito interino de Jaguaré, por conta do afastamento do prefeito Rogerinho na atual administração. Foi cassado, mas conseguiu na Justiça a manutenção do mandato. Ao CENSURA ZERO, Ruberci Casagrande confirmou que é pré-candidato a Prefeito, mas deixará o Democratas para se filiar ao PMN, a convite a presidente estadual, deputada Janete de Sá. Ele disse que sempre conversa sobre política, mas as articulações para as Eleições 2020 devem ser iniciadas depois do Carnaval. Ruberci adiantou possível aliança com o PDT em Jaguaré.

NOTA DA REDAÇÃO: O CENSURA ZERO apresentará nos próximos dias reportagens individuais dos pré-candidatos a Prefeito de Jaguaré, e solicita que outros possíveis pré-candidatos façam contato com a Redação: (27) 99914-9706.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!