A primeira pesquisa eleitoral referente ao município de Nova Venécia, realizada pela Futura no projeto 100% Cidades, divulgada nessa sexta-feira (12/07) pelo portal Folha Vitória, aponta vantagem para o ex-prefeito Mário Sérgio Lubiana, o Barrigueira (PSB), em todos os cenários. O levantamento ouviu 400 eleitores da cidade nos dias 5 e 6 de julho.
Barrigueira tem 34,3% das intenções de voto na pesquisa espontânea, seguido pelo atual prefeito André Fagundes (Podemos), com 18,7%. Na sequência, vêm Antonio Emilio (PL), com 1,7% das intenções e Wilson Venturim, o Japonês (MDB), com 1,2% das menções.
Pontuam menos de 1% o vereador Anderson Merlin Salvador (Republicanos), com 0,6%, Mário da Mineirinha, com 0,3%, e Wasley Cesconeto (PV), com 0,2%. Outros candidatos mencionados somam 0,7% das intenções de voto.
Brancos, nulos ou ninguém formam 5,3% do eleitorado. Os indecisos, os que não sabem e os que preferiram não responder são 37% dos venecianos na pesquisa espontânea, quando os eleitores citam os candidatos em que votariam sem uma lista prévia.
Dois cenários
Nos dois cenários de pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, a diferença é a presença ou ausência do vereador Anderson Merlin Salvador.
No cenário com o vereador, o ex-prefeito Barrigueira Lubiana tem 50,4% das intenções de voto. Na sequência, figuram o atual prefeito André Fagundes (14,8%), Wilson Japonês (13,9%) e Antonio Emilio (3,8%).
Empatados, Anderson Merlin Salvador e Mário da Mineirinha pontuam 2,3%. Wasley Cesconeto chega a 0,5%. Os indecisos e os que não responderam são 9,3%. Brancos e nulos são 2,7%.
No segundo cenário, Barrigueira lidera com 46,3%. Wilson Japonês assume o segundo lugar, com 19,7%. André Fagundes vai para o terceiro lugar, com 15,5% dos votos.
Mário da Mineirinha fica com 4,6%, praticamente empatado com Antonio Emilio, que tem 4,3% das intenções. Wasley Cesconeto tem 0,2%. Brancos e Nulos são 3,6%, enquanto os indecisos formam 5,8%.
Rejeição
Os eleitores de Nova Venécia puderam dizer na pesquisa em quem não votariam de jeito nenhum. Dos sete candidatos sugeridos, a maior rejeição ficou com o atual prefeito André Fagundes, com 30,7%.
Já 18% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Wilson Japonês. Tecnicamente empatados em rejeição estão os nomes de Antonio Emilio, com 13,6%, Wasley Cesconeto e Anderson Merlin Salvador, ambos com 12,2%.
Mário da Mineirinha tem 8,4% de rejeição, enquanto Barrigueira Lubiana aparece com 8,3%. Os venecianos que não rejeitam ninguém são 17,6% do eleitorado, os que rejeitam a todos são 1,2%, e 17,7% não sabem ou preferiram não responder.
Como os eleitores se informam
Em Nova Venécia, a pesquisa Futura buscou diagnosticar os hábitos dos eleitores para adquirir informações durante o período eleitoral. Em primeiro lugar, a conversa com amigos e parentes é de onde 24,5% dos entrevistados tiram as informações. Em segundo estão as redes sociais, preferência de 19,8%.
Os sites de notícias na internet são fontes de 10% do eleitorado. Veículos de rádio atingem 5,6% do eleitorado, e a TV a 5,3%. Os jornais impressos foram escolhidos por 1% dos venecianos.
Outras fontes de informação diferentes das disponibilizadas pela pesquisa foram escolhidas por 22,6% dos entrevistados. Os que não souberam ou não quiseram responder são 20,3%.
Metodologia
Foram realizadas 400 entrevistas por telefone assistido por computador, nos dias 5 e 6 de julho de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais.
A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%.
O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-04058/2024.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕES DE FOLHA VITORIA