ELEIÇÕES 2024 – Dono do Samadeprê é identificado após ataques a Carlinhos Lyrio; pré-candidato a prefeito aciona Polícia Civil contra Edmilson Barros Pereira Júnior, que, além de administrar anonimamente perfil de Instagram, é suspeito de atuar com perfis falsos em grupos de WhatsApp

O pré-candidato a prefeito de São Mateus, Carlinhos Lyrio (Republicanos), acionou a Polícia Civil contra o administrador principal do perfil do Instagram Samadeprê, que publicou posts com fake news e desinformação, tentando, de forma considerada maldosa, ligar Lyrio ao atual prefeito Daniel Santana, o Daniel da Açaí (sem partido). O pré-candidato conseguiu identificar o administrador principal que, até então, atuava de forma anônima com crítica política, informações gerais e memes, inclusive satirizando o atual prefeito, cuja imagem é explorada na foto de identificação da rede social.

Ao CENSURA ZERO, Carlinhos Lyrio afirmou que registrou boletim de ocorrência contra Edmilson Barros Pereira Júnior, um jovem com idade entre 25 e 30 anos, que tem conhecimentos de designer gráfico e de redes sociais. O pré-candidato republicano recordou a notícia falsa contra ele foi postada no dia 31 de outubro no status do Samadeprê, com os dizeres “O verdadeiro candidato político do prefeito Daniel Santana em 2024 – Carlinhos Lyrio”, e logo o print começou a circular em outras redes sociais e em grupos de WhatsApp.

Lyrio disse que ficou sabendo por acaso a verdadeira identidade do dono do Samadeprê. Destacou que foi numa reunião com o líder comunitário Raphael Martins, que demonstrou interesse em disputar as eleições como candidato a vereador. Ex-assessor do vereador Cristiano Balanga envolvido numa situação mal esclarecida de prática de rachid na Câmara de São Mateus, Raphael estava acompanhado de um jovem que era tratado como Gilson e, depois, identificou-se como José Almeida.

Carlinhos Lyrio disse que o encontro entre os três ocorreu na Padaria Pão com Pão, no Bairro Boa Vista, em novembro. “Qualquer dúvida, pode ser tirada por meio das câmeras do sistema de videomonitoramento da Padaria”, salientou.

Ainda, conforme o republicano, Raphael teria afirmado a Carlinhos Lyrio o tal “Gilson” ou “José Almeida” seria o administrador do Samadeprê responsável pela publicação da fake news contra Carlinhos Lyrio e se prontificou a intermediar uma reunião para acordo de retratação. “Chegamos a marcar duas reuniões por solicitação desse Raphael, mas, nas duas ocasiões, os dois [Raphael Martins e “Gilson”/”José de Almeida”] não compareceram”.

Lyrio disse que, posteriormente, apurou que a verdadeira identidade do homem que se identificou como “Gilson” e “José de Almeida” é Edmilson Barros Pereira Júnior e, pelo que compreendeu, Raphael Martins também vem atuando como coadministrador do Samadeprê.

EDMILSON E PERFIS FALSOS

O CENSURA ZERO apurou que Edmilson Barros Pereira Júnior mora com os pais no Bairro Santa Teresa (Ponte). Trabalhava até recentemente numa farmácia no Centro de São Mateus, mas Carlinhos Lyrio recebeu informações de que o suposto falsário estaria atuando com um estabelecimento comercial no Bairro Santo Antônio.

Outra comprovação é de que Edmilson utiliza perfis falsos para administrar e participar de grupos de WhatsApp nos quais sempre compartilha links do perfil de Instagram Samadeprê. O perfil fake mais conhecido dele é o de nome fictício João Pedro (27 99965-2956), apresentado com foto de um cachorro com terno, um vira-lata caramelo que ele costuma apresentar com pré-candidato a prefeito em posts e comentários em grupos de WhatsApp. Outro número de celular utilizado pelo administrador do Samadeprê é 27 99602-1979.

Também pairam sobre Edmilson Barros Pereira Júnior e Raphael Martins a acusação de que estariam sendo financiados por um outro pré-candidato a prefeito para fazer os ataques com posts de fake news contra Carlinhos Lyrio, sempre que o objetivo de ligá-lo ao atual prefeito Daniel da Açaí.

O Diretor de Jornalismo e Conteúdo do CZ, jornalista e radialista André Oliveira, fez contato com Edmilson para que ele se pronunciasse sobre os fatos. Em tom de zombaria, ele incorporou o discurso da milícia digital (gabinete do ódio) que atua a mando do prefeito Daniel da Açaí, xingando o jornalista de “André Fake News” e “charlatão”. Ao ser confrontado, já que André Oliveira reconheceu-o como membro de uma igreja no Bairro Maria Amélia, Edmilson Barros Pereira Júnior respondeu da seguinte maneira: “Belzebu lhe abençoe. Suri xaru xaraí?Ouri xarua balarai?”.

RAPHAEL MARTINS

O CENSURA ZERO também ouviu o líder comunitário Raphael Martins sobre os fatos. “Eu acho o papel do Samadeprê de extrema importância, tem alertado as pessoas. Falando para o Carlinhos Lírio, conversei com ele e sei exatamente o que eu disse. E, com todo respeito[sic], trate comigo assuntos relacionados a mim, e sobre terceiros vocês busquem saber deles”.

Aos participantes do grupo de WhatsApp CENSURA ZERO SÃO MATEUS, Raphael deixou subentendido que está atuando como coadministrador do Samadeprê, mas destacou: “Sobre o Samadeprê, acho um trabalho muito bom, e por isso é a página[sic] mais seguida, com seguidores reais e engajados hoje na nossa cidade”.

LEI PROÍBE ANONIMATO

A Constituição Federal determina que a Liberdade de Expressão deve ser exercida com responsabilidade. Isso quer dizer que os veículos de comunicação, as fanpages e os perfis de redes sociais, como Instagram, devem ter a identificação de um responsável e que seja acessível em caso de responsabilização por informações e notícias publicas.

O Artigo 5º Inciso IV da Constituição Federal preconiza: “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”. Já o Inciso IX frisa que “é a livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.

Já no Inciso X, a CF registra que “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!