Em apoio a Daniel, assessoria de comunicação da Prefeitura de São Mateus divulga vídeos nas redes sociais; mas é contestada

550

A assessoria de comunicação da Prefeitura de São Mateus, que reúne a equipe da Secretaria Municipal de Comunicação, servidores públicos municipais e assessores que utilizam páginas de Facebook e grupos de WhatsApp, lançou uma campanha de apoio ao prefeito Daniel Santana (PSDB) em alusão ao julgamento do recurso especial eleitoral, marcado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para esta terça-feira (8/10), às 19h30, em Brasília.

A campanha #FicaDaniel consiste na divulgação de vídeos com depoimentos de moradores de São Mateus que se posicionam contrários à cassação do prefeito, já determinada em primeira e segunda instâncias. Daniel mantém-se no cargo por força de liminar concedida pela Presidência do Tribunal Regional Eleitoral, suspendendo os efeitos da decisão colegiada, ainda no final de 2017.

A assessoria de comunicação montou uma estratégia de compartilhamento dos vídeos pró-Daniel, que incluem até a utilização de números de celulares impostores, conhecidos como fakes. São chips de celulares adquiridos com o objetivo de criar contas de WhatsApp e disseminar material estratégico em grupos do aplicativo de conversas instantâneas.

O CENSURA ZERO constatou a distribuição dos vídeos feita por um número ligado à Secretaria Municipal de Comunicação e pelo próprio número usado pelo secretário de Comunicação, Júnior Eler, conforme documentos comprobatórios anexos. Os vídeos são acompanhados de textos curtos de incentivo ao compartilhamento. Um dos textos destaca que “o povo de São Mateus reconhece o trabalho do Prefeito Daniel Santana, são milhares de mensagens de apoio nas redes sociais”.

INTERNAUTA REBATE SECRETÁRIO

Já o secretário de Comunicação, Júnior Eler, postou em um grupo, com seu próprio número de celular, a mensagem: “O POVO DE DEUS ESTÁ COM DANIEL! Kailla, a cantora mirim gospel da Igreja Assembleia de Deus, gravou um vídeo EMOCIONANTE de apoio ao Prefeito Daniel. Valeu, Kailla! #FicaDaniel #DanielMereceaLuta”. O post é acompanhado de um vídeo da menor entoando parte de uma música gospel.

Em um dos grupos, o vídeo que faz referência à Palavra de Deus recebe reprovação contundente de um participante, que enumera problemas na oferta dos serviços públicos em São Mateus: “O povo de Deus quer o fim da criminalidade, o povo de Deus quer segurança, o povo de Deus quer escolas funcionando em bom estado, o povo de Deus é contra o carnaval onde o prefeito gastou mais de 8 milhões de reais, o povo de Deus quer saúde de qualidade, o povo de Deus quer a UPA funcionando 24 horas com médicos prontos para atenderem, o povo de Deus quer os bairros com calçamento”.

O OUTRO LADO

O CENSURA ZERO tentou contato com o secretário municipal de Comunicação, Júnior Eler, para obter informações sobre a campanha desencadeada com a participação da Secom-PMSM nas redes sociais e os posts que ele vem distribuindo, junto com assessores do prefeito Daniel Santana. Mas as ligações, feitas para o mesmo número com conta ativa no WhatsApp, remetem à caixa postal.

O CENSURA ZERO disponibiliza espaço que o secretário Júnior Eler e o prefeito Daniel Santana possam se manifestar a respeito do conteúdo desta Reportagem.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!