Em São Mateus, aulas online contarão como carga horária para o calendário escolar

279

A partir de julho alunos da rede municipal de ensino terão aulas online pela plataforma Google For Education. A Secretaria Municipal de Educação dará continuidade ao Programa Todos em Casa pela Educação, disponibilizando atividades complementares não presenciais aos estudantes. As aulas contarão como carga horária para o calendário escolar.

Além da utilização de um ambiente virtual para ofertar as atividades, a Prefeitura de São Mateus implantou etapas de formação para a utilização das plataformas digitais junto aos seus profissionais da Educação, sendo eles: professores, pedagogos, diretores, coordenadores e demais servidores da rede de ensino.

“Todos os nossos profissionais estão participando do curso de formação, que acontece até o final de junho. São mais de duas mil pessoas envolvidas. Na primeira semana de julho, esses profissionais capacitados já começam a trabalhar com os alunos na plataforma digital”, disse o secretário municipal de Educação, José Adilson Vieira de Jesus, por meio do site da PMSM.

Também serão elaboradas atividades que constituirão uma biblioteca virtual de atividades pedagógicas considerando o Programa Municipal de Ensino aliado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para iniciar as atividades juntos aos alunos.

O QUE É A MP 934

Vale lembrar que até o final de maio qualquer atividade disponibilizada online pelas escolas não contava como carga horária para o calendário letivo. Com a Medida Provisória 934, do Governo Federal, ficaram estabelecidas normas excepcionais sobre o ano letivo educacional decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública, causada pela pandemia do Coronavírus.

“A medida se dirige tanto à Educação Básica como à Educação Superior, dispensando em ambos os casos a observância ao mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar e acadêmico, respectivamente. Porém, vale destacar que permanece a exigência de cumprimento da carga horária mínima anual de 800 horas-aula estabelecida.

TECNOLOGIA ACESSÍVEL

Uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Educação sobre o acesso dos estudantes às tecnologias apontou que 76,2% dos estudantes possui acesso à Internet, tendo o celular (77,3%) como o principal equipamento para utilizar em casa.

“O Município continuará garantindo que alunos da cidade e do campo que não tiverem acesso a esses meios possam retirar o material impresso nas unidades escolares”, destaca a Secom, em notícia publicada no site da Prefeitura de São Mateus..

EDUCAÇÃO REALIZA WEBNÁRIO

Para esclarecer dúvidas sobre as ações do Programa Todos em Casa pela Educação, a Secretaria Municipal de Educação vai realizar na próxima quinta-feira (25/06), às 18h30, um webnário, que é um seminário realizado pela internet.

Além de debater sobre as aulas online, o secretário de Educação e sua equipe estarão à disposição para responder questionamentos sobre a organização da Educação no Município nesse período de pandemia.

A transmissão será feita ao vivo pelo YouTube no canal da Secretaria Municipal de Educação de São Mateus.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕES DA SECOM PMSM

COMENTE ESTA NOTÍCIA!