364599414

ES lança plataforma de agendamento online para teste da covid-19

-

O Governo do Espírito Santo lançou, nesta terça-feira (13/07), a plataforma digital de agendamento da coleta do RT-PCR. O teste estará disponível de forma gratuita para toda a população no Aeroporto de Vitória, Hospital São Lucas, Hospital Estadual Central e no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves.

Atualmente, o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) tem a capacidade de realizar 4.500 testes de RT-PCR por dia. O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, garante que os resultados estão sendo divulgados em até 36 horas, com prazo máximo de 48 horas.

Para Nésio, o Espírito Santo dá mais um passo importante para consolidar a recuperação da última onda da pandemia, mas é importante intensificar o uso das máscaras e respeitar os protocolos sanitários para continuar o controle do vírus. A testagem em massa vem para complementar todas as estratégias que já estão sendo feitas pelo Estado.

“O Aeroporto de Vitória vai se consolidar como uma ponte de testagem 24 horas no Espírito Santo. Nos períodos em que não há chegada de voos, podemos abrir turnos para o agendamento externo. Estamos intensificando a testagem do RT-PCR. Esses resultados também vão servir como uma investigação de sentinela, para perceber como está se comportando a circulação do vírus na população”, explicou Nésio.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, lembrou que o estado tem mais de 500 pontos de testagem. E o município que estiver interessado, também poderá disponibilizar seu local de testagem na plataforma e os horários para agendamento online.

“Hoje vamos publicar uma portaria que torna a questão formalizada: qualquer pessoa, com ou sem pedido médico, poderá fazer o agendamento”, reforçou Reblin.

COMO FAZER O AGENDAMENTO

Para ter acesso ao agendamento, o cidadão deverá realizar inicialmente o seu cadastro no “Acesso ao Cidadão” do Governo do Estado. Feito o cadastro, o próximo passo é entrar no site de agendamento, haverá a opção “Realizar Agendamento”, que solicitará dados como CPF, Cartão SUS, nome, e-mail e telefone.

Ao disponibilizar o CPF, o sistema buscará no banco de dados do Ministério da Saúde, e sendo encontrado, preencherá automaticamente o Cartão SUS e o nome do usuário. Há a opção de realizar agendamento para si próprio ou para terceiros, precisando estar munidos dos dados acima para conclusão do processo.

Na plataforma, serão disponibilizados ícones para acompanhar o agendamento e, após a realização da coleta do exame, o “Laudo Web”, onde receberá o resultado. No dia do exame, é importante se atentar corretamente ao horário solicitado e levar um documento de identificação com foto.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_img

VEJA TAMBÉM:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!