spot_imgspot_img

Espírito Santo deve ter quase 11 mil novos casos de câncer

Tumores cancerígenos nas mama, aparelho respiratório – traqueia, brônquios e pulmões – e próstata estão entre os que mais matam no Brasil e no Espírito Santo, segundo dados consolidados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão do Ministério da Saúde (MS) e levantamento preliminar da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Os cuidados passam pela prevenção, tratamento clínico e terapêutico, além de atenção aos hábitos alimentares. Com o intuito de educar e conscientizar a população mundial sobre a importância do enfrentamento à doença, no ano 2000 a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), instituiu 4 de fevereiro como o Dia Mundial do Câncer.

ESPÍRITO SANTO

De acordo com dados preliminares, ainda em fase de processamento, do Sistema de Informação de Mortalidade Estadual da Sesa, em 2020, 4.109 mortes tiveram como causa o câncer no Espírito Santo, enquanto que em 2019 o total chega a 4.759 óbitos pela doença. Abaixo, os números mostram mortes causadas pela doença, levando em conta a localização inicial do tumor e sexo do paciente, sem especificar o ano da ocorrência.

Quando feito o recorte de gênero dos dados mais recentes, de 2018, a respeito das mortes provocadas por câncer no país, os tipos de tumores mais letais entre os homens são na traqueia, brônquios e pulmões, seguidos por próstata, cólon e reto.

Conforme os dados do Inca/MS, entre as mulheres o câncer de mama é o que mais mata. Traqueia, brônquios e pulmões vêm em seguida. Tumores no cólon e reto aparecem como a terceira principal causa de óbito.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕES DA WEB ALES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

OUTROS DESTAQUES