Até esta sexta-feira (16/08), 45 estudantes da Rede Estadual de ensino estão conhecendo de perto, durante uma visita pedagógica, o centro da política nacional e capital do Brasil: Brasília. O grupo é formado por líderes de turmas de escolas públicas da rede de ensino. Eles embarcaram nessa terça-feira (13) e têm nesta viagem, organizada pela Secretaria da Educação (Sedu), a oportunidade de aprendizado sobre liderança, pertencimento, pensar democrático, cooperativismo, entre outras características que somam a este processo de formação que eles estão vivendo nas unidades de ensino.
“Brasília é um polo que atrai as atenções, as pressões, os anseios e a vigilância da sociedade. Desta forma, configura-se num espaço de tomada de decisões que afetam a vida de todos os brasileiros e carrega um potencial de inspiração com seus roteiros de visita, principalmente aos nossos estudantes que estão no processo de construção de um sentimento de pertencimento à função de liderança escolar, que demanda, sobretudo, um pensar democrático, cooperativo, cidadão e responsável”, disse a gerente da Gestão Escolar da Sedu, Júlia da Matta.
LOCAIS VISITADOS
Durante esses dias, os estudantes visitarão diversos lugares, como o Congresso Nacional, o Conjunto Cultural da República, a Explanada dos Ministérios, o Memorial JK, a Biblioteca Nacional, a Catedral de Brasília, o Palácio da Justiça, a Praça dos Três Poderes, o Memorial dos Povos Indígenas, entre outros locais. Eles ouvirão a história da capital do Brasil e farão diversas atividades.
Os estudantes estão sendo acompanhados pela Subsecretaria de Planejamento e Avaliação que, por meio da Gerência de Gestão Escolar, organizou essa viagem, e por alguns diretores e superintendentes. “Durante essa programação, também estamos enfatizando a sensibilização dos estudantes, por meio da experiência, no que tange às potencialidades de ser um líder e de representar um público e instituir um senso de equipe e cooperação entre os membros que compõem o Comitê Estadual de Líderes”, completou Júlia da Matta.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕES DA SECOM-ES