Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!

EUGÊNIO RICAS – Casagrande define superintendente da PF que confirmou “roubalheira em São Mateus” como novo secretário estadual da Segurança Pública

O superintendente da Polícia Federal no Espírito Santo, delegado Eugênio Ricas, será o novo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (5/02) pelo governador Renato Casagrande.

“A continuidade e fortalecimento das ações do programa Estado Presente são condições fundamentais para garantirmos o acesso da população mais vulnerável às políticas públicas e de tornar o Estado cada vez mais seguro. Seguimos nesse caminho”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Conforme o CENSURA ZERO registrou em cobertura exclusiva entre os veículos de comunicação de São Mateus, na condição de superintendente da PF, Eugênio Ricas confirmou a “roubalheira em São Mateus” quando participou na condição de testemunha do processo de impeachment aberto pela Câmara de São Mateus contra o prefeito Daniel Santana, o Daniel das Festas (sem partido), a partir de denúncia apresentada pelo cidadão Eliano Ribeiro, o Léo Ribeiro.

Na ocasião, Ricas confirmou que “o prefeito de São Mateus, Daniel da Açaí, efetivamente, participou de uma organização criminosa que se instalou na Prefeitura de São Mateus”, com rombo comprovado de R$ 54 milhões nos cofres públicos. O depoimento de Eugênio Ricas confirmou o que havia destacado, em sua oitiva, o delegado-chefe da Delegacia da Polícia Federal em São Mateus, Patrick Cazelli, que foi achincalhado, xingado e ameaçado junto com sua família pelo prefeito Daniel na sessão de julgamento do impeachment em fevereiro de 2022.

Daniel das Festas, que chegou a ser preso e afastado da Prefeitura por decisão judicial, escapou da perda de mandato por 6 votos a 5. Mas, no inquérito da Polícia Federal, no âmbito da Operação Minucius, junto com outras 17 pessoas, o prefeito foi indiciado por organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção, improbidade administrativa e falsidade ideológica.

O inquérito embasou duas denúncias do Ministério Público Federal contra Daniel das Festas e outros doze envolvidos na Justiça Federal e, recentemente, uma ação civil por improbidade administrativa impetrada pelo Ministério Público Estadual no Judiciário do Espírito Santo contra o prefeito, três supostos laranjas dele e três empresas, sob acusação de enriquecimento ilícito.

VEJA DEPOIMENTO DO SUPERINTENDENTE DA PF EUGÊNIO RICAS NO PROCESSO DE EMPEAHMENT DO PREFEITO DE SÃO MATEUS:

SUBSTITUTO DE RAMALHO

O delegado da Polícia Federal Eugênio Ricas deixará o cargo de superintendente da PF no Espírito Santo e substituirá o coronel PM Alexandre Ramalho, que deixou o secretariado de Casagrande para se dedicar a projetos pessoais no campo político.

Essa é a segunda passagem de Eugênio Ricas como secretário no Espírito Santo. No Governo Paulo Hartung, Ricas exerceu os cargos de secretário de Estado de Justiça e de Controle e Transparência.

O OUTRO LADO

Como a Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de São Mateus atua com flagrante desrespeito ao Código de Ética dos Profissionais Jornalistas e aos princípios da Comunicação Social Pública, a Direção de Jornalismo e Conteúdo do CENSURA ZERO não a considera para buscar informações públicas de forma correta e segura.

Conforme determina a Lei de Imprensa, fica disponibilizado espaço para possível manifestação do prefeito Daniel Santana sobre o assunto abordado na reportagem.

Havendo retorno, o texto será atualizado.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!