O Ministério da Economia informou nesta segunda-feira (15/06) que o economista Bruno Funchal será o novo secretário do Tesouro Nacional, no lugar de Mansueto Almeida, que anunciou sua saída do cargo. Funchal atuou como secretário estadual da Fazenda na gestão do ex-governador Paulo Hartung.
De acordo como o ministério, ele assumirá de forma definitiva a partir do dia 31 de julho. Até lá, haverá um processo de transição entre o atual e o futuro secretário.
De acordo com a pasta, Bruno Funchal é bacharel em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com doutorado em Economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pós-doutorado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). É também professor titular da Fucape Business School e foi pesquisador visitante na Universidade da Pensilvânia.
Em 2017 e 2018, Funchal foi secretário de Fazenda do Espírito Santo e um dos responsáveis pelo processo de ajuste das contas públicas promovido pelo Estado. E desde o início do governo Jair Bolsonaro integra a equipe da Secretaria de Fazenda como diretor de Programa, sendo um dos técnicos responsáveis para elaboração do projeto do Pacto Federativo, que tramita no Congresso Nacional.
“O Ministério da Economia agradece a Mansueto Almeida pelo compromisso com a equipe que chegou com o novo governo e por todo o trabalho realizado à frente do Tesouro Nacional em prol do reequilíbrio das contas do País”, diz a nota oficial confirmando a saída de Mansueto enviada pela pasta.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | FONTE: AGÊNCIA BRASIL