EXCLUSIVO – Ministério Público investiga parceria da PMSM-Secretaria de Comunicação com gabinete do ódio em São Mateus

-

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de São Mateus, investiga a parceria da Secretaria Municipal de Comunicação e outros setores da Prefeitura com a rede de páginas Boca no Trombone, que inclui site e grupos WhatsApp, para atuação de uma milícia virtual (gabinete do ódio) no achincalhamento de autoridades e ofensa à honra de cidadãos de bem em São Mateus e no Espírito Santo, com elaboração e distribuição de fake news e/ou montagens digitais com desinformação. O processo, com denúncia consistente, está na fase de apuração dos diversos fatos, por meio de diligências do MPES.

Trata-se do Processo nº 2021.0016.1550-02, aberto a partir de Notícia de Fato por solicitação do portal de notícias CENSURA ZERO e de seu Diretor de Jornalismo e Conteúdo, jornalista e radialista André Oliveira. A tramitação ocorre desde 2 de agosto de 2021 na 2ª Promotoria de Justiça Cível.

Segundo a assessoria do Ministério Público, a medida extrajudicial visa “averiguar possíveis irregularidades praticadas pelo Prefeito de São Mateus [Daniel Santana], em conluio com servidores da Municipalidade e com terceiros, consistentes na utilização indevida da estrutura física e de pessoal do Gabinete da Prefeitura e da Secretaria de Comunicação da Comuna, para promover e difundir em redes sociais notícias falsas objetivando denegrir a imagem de adversários políticos do referido Chefe do Executivo Municipal, bem como ofender a honra de determinados servidores públicos, autoridades etc”.

Os procedimentos correm sob sigilo, mas, conforme o Portal da Transparência do MPES, em agosto foram realizadas diversas diligências, sendo necessária a prorrogação do prazo das investigações, que prosseguiram nos meses de setembro e outubro.

O processo aberto pelo MPES tem como base “denúncia com informações relevantes de conteúdo muito sério e revelações graves feita em grupo de WhatsApp a policiais civis e militares, deputados estaduais e federais, senador da República, vereadores (inclusive ao Presidente da Câmara de São Mateus), ex-vereadores, secretários municipais e jornalistas no dia 11 de fevereiro de 2021”. O autor é um ex-integrante do sistema criminoso, que reiterou a denúncia em entrevista ao CENSURA ZERO, no dia 22 de abril deste ano [clique aqui].

Entre os denunciados está o prefeito afastado de São Mateus, Daniel Santana Barbosa (sem partido), que é apontado como apoiador e conivente com as ações da milícia virtual. Mas há envolvimento também de servidores municipais, inclusive agentes políticos, e assessores informais com atuação na internet, redes sociais e grupos de WhatsApp.

CÂMARA DE VEREADORES

A denúncia acatada pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) tem o mesmo teor da que o Diretor de Jornalismo e Conteúdo do CENSURA ZERO, André Oliveira, apresentou na sessão ordinária da Câmara de São Mateus, no dia 23 de fevereiro de 2021, quando abordou o tema “O Papel Social do Jornalismo Profissional e as Fake News Institucionalizadas em São Mateus- Um Exercício de Cidadania”.

Os fatos sob investigação da Promotoria de Justiça de São Mateus são de conhecimento dos vereadores Adeci de Sena (Cidadania), Carlinho Simião (Podemos), Cristiano Balanga (Pros), Delermano Suim (Patriota), Gilton Gomes de Jesus, Pia (PSDB), Lailson da Aroeira (Solidariedade), Isael Rodrigues Aguilar (PSL), Kacio Mendes (PSDB), Luciety Cerqueira (PT), Paulo Fundão (PP) e Robertinho de Assis (PSB).

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!