EXCLUSIVO – Para fugir do TRF-2, Daniel se reúne com advogado de Casagrande e Rose em Vitória; Balanga foi a tiracolo assombrado com a Polícia Federal

O prefeito de São Mateus, Daniel Santana (sem partido), foi flagrado nesta quinta-feira (4/05) em almoço numa churrascaria em Vitória, acompanhado do vereador Cristiano Balanga (Pros) e do ex-secretário municipal de Defesa Social Cilmar Quartezani, em contato com o advogado Altamiro Thadeu Frontino Sobreiro, responsável por sua defesa e que também atua em causas jurídicas relacionadas ao governador Renato Casagrande (PSB) e à ex-senadora Rose de Freitas.

Depois de conseguir protelar sua bronca na Justiça, por meio de decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Daniel da Açaí quer se livrar da caneta do desembargador Marcello Granado, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). Foi Granado quem decretou a prisão temporária de Daniel por 10 dias, junto com outras seis pessoas, e o afastou da Prefeitura de São Mateus por três meses, em 2021.

A informação é de que, por intermédio do escritório de Altamiro Thadeu, o prefeito já apresentou três recursos ao Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), depois de decisão monocrática do relator, juiz federal Rogério Alves, pelo arquivamento dos autos sob a justificativa de “ausência de qualquer crime que tivesse o condão de atrair a competência de Justiça Eleitoral”. O magistrado acatou parecer da Procuradoria Regional Eleitoral.

Dessa forma, é para o TRF-2, segunda instância da Justiça Federal, com sede no Rio de Janeiro, que devem retornar em breve os processos de Daniel da Açaí referentes ao inquérito da Polícia Federal no âmbito da Operação Minucius, realizada em setembro de 2021.

Ele foi indiciado por organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, fraudes em licitação, improbidade administrativa e falsidade ideológica. Também estão envolvidos ex-servidores municipais e empresários, que, por não terem foro privilegiado, devem voltar a responder por supostos crimes praticados na Vara da Justiça Federal de São Mateus.

FOTO NA CHURRASCARIA

O CENSURA ZERO recebeu de uma fonte ligada à Prefeitura de São Mateus uma foto com o registro do encontro do prefeito Daniel da Açaí com o advogado Altamiro Thadeu Frontino Sobreiro em almoço nesta quinta-feira (4/05), na Churrascaria Minuano, que fica em Jardim da Penha, Vitória. É um dos estabelecimentos do setor mais caros do Espírito Santo.

No encontro, estava também o ex-secretário municipal de Defesa Social Cilmar Quartezani, que consta entre os indiciados no inquérito da Polícia Federal. Cilmar é amigo pessoal de Daniel e também já ocupou o cargo de secretário de Governo na atual gestão pública em São Mateus.

Chamou a atenção na foto a presença do vereador Cristiano Balanga, ex-líder de Daniel na Câmara Municipal, que está na mira da Polícia Federal, sendo responsável por voltar as atenções da corporação federal para a Prefeitura de São Mateus, por conta de possíveis ilegalidades envolvendo o Setor de Transporte Escolar da Secretaria Municipal de Educação.

Balanga está no centro das investigações. No dia 26 de abril, ele prestou depoimento por cerca de três horas na Delegacia da Polícia Federal em São Mateus e deve ser intimado para outras oitivas.

Informações de uma fonte ligada à Prefeitura de São Mateus dão conta que o escritório do advogado Altamiro Thadeu Frontino Sobreiro deve representar o vereador Cristiano Balanga em mais essa questão judicial que envolve a gestão do prefeito Daniel da Açaí.

O OUTRO LADO

O CENSURA ZERO tentou, sem sucesso, contato com o prefeito Daniel Santana, o advogado Altamiro Thadeu e o vereador Cristiano Balanga na noite desta quinta-feira (4/05), para as manifestações deles sobre os assuntos tratados nesta reportagem.

O espaço permanece aberto e, havendo retorno, o texto será atualizado.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!