A Polícia Federal está cobrando explicações da gestão do prefeito Daniel Santana, o Daniel da Açaí (sem partido), sobre a realização do desmatamento da vegetação de restinga na praia de Guriri, em São Mateus, nas imediações do Guriri Beach. A notificação ocorre em processo movido pelo Ministério Público Federal (MPF) a partir de uma denúncia comunitária.
O CENSURA ZERO apurou que, por determinação do delegado da Polícia Federal Patrick Cazelli, foi expedido ofício à Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Transportes. A Delegacia da PF em São Mateus intimou o secretário Albino Enezio os Santos para informar se houve autorização do Município para a realização do desmatamento da vegetação de restinga nas proximidades do Guriri Beach.
As informações oficiais estão sendo solicitadas à gestão Daniel no âmbito de uma Notícia-Crime em Verificação (NCV), que, por solicitação do Ministério Público Federal, inclui diligências para averifiguaçãok de possível delito de crime ambiental na orla da praia.
O CENSURA ZERO apurou que o ponto de partida foi uma Notícia de Fato do Ministério Público Federal, que descreve “denúncia recebida de suposto desmatamento ilegal em área de restinga na região litorânea do Balneário de Guriri – São Mateus-ES”.
Agentes da PF estiveram no local indicado na denúncia e, conforme apuração do CZ, foi constatada a retirada de uma grande área de restinga à beira-mar, atrás do clube Guriri Beach.
No momento em que a viatura da Federal esteve no local, não havia máquinas e trabalhadores, mas ficou comprovada a retirada de uma faixa de restinga ao longo da orla marítima, situação que estaria ocorrendo para a construção de um calçadão com início atrás do Guriri Beach, estendendo-se ao longo da orla até o condomínio Golden Guriri, de propriedade da Soma Empreendimentos.
O CENSURA ZERO apurou que as diligências de agentes da Polícia Federal conseguiram localizar o representante legal da empresa que fez o serviço de retirada da restinga. A empreiteira confirmou que executa o serviço sob as ordens da Prefeitura de São Mateus.
Conforme o empreiteiro, o desmatamento da restinga na orla de Guriri foi feito entre os dias 31 de maio e 2 de junho de 2023. A Polícia Federal apurou com a empresa que a Prefeitura teria autorização para fazer a retirada da restinga; e, agora, a PF quer comprovar essa situação com a Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Transporte.
O CENSURA ZERO publicou, em 3 de julho, um vídeo de um morador de Guriri denunciando publicamente o possível crime ambiental. Reveja o vídeo no Instagram do CZ:
O OUTRO LADO
O CENSURA ZERO tentou, sem sucesso, contato na noite desta sexta-feira (1º/09/2023) com a Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de São Mateus, para saber o posicionamento do prefeito Daniel da Açaí e do secretário de Obras Albino Enezio dos Santos sobre o assunto abordado nesta reportagem.
A Direção de Jornalismo e Conteúdo do CZ disponibiliza, a qualquer tempo, espaço para possíveis manifestações das autoridades municipais, bem como de quaisquer representantes de órgãos e instituições citados nesta reportagem.