FAKE NEWS – Apoiadores de Daniel ‘inauguram’ ataques a adversários nas Eleições 2020 em São Mateus, usando capa adulterada da TC

959

Apoiadores do atual prefeito de São Mateus, Daniel Santana (PSDB), que concorrerá à reeleição, ‘inauguraram’ neste domingo (20/09) a prática de ataques a adversários políticos com a publicação de fake news nas Eleições 2020, coibida pela Justiça Eleitoral.

Utilizando a página de Facebook ‘A VOZ DO POVO’, pseudojornalistas que assessoram o prefeito Daniel na promoção pessoal e atos favoráveis da Prefeitura de São Mateus publicaram uma capa adulterada de uma edição impressa da Tribuna do Cricaré, envolvendo o governador Renato Casagrande (PSB), ex-deputado Freitas (PSB) e o candidato a prefeito Carlinhos Lyrio (Podemos). A capa da fanpage traz uma foto do prefeito Daniel e uma criança.

A manchete falsificada faz referência às eleições de 2016 e utiliza montagem de fotos de 2018, quando Carlinhos, então no PMN, e Freitas concorriam a Deputado Estadual, e Casagrande era candidato a Governador. À foto original de Carlinhos Lyrio com Renato Casagrande foi acrescentada uma foto de Freitas. A fake news já havia sido rechaçada nas Eleições 2018.

Neste domingo (20), a notícia falsa foi publicada na página A VOZ DO POVO por volta das 11h e permanecia disponível no horário da publicação desta matéria, às 15h07. A fake news foi compartilhada também em grupos de WhatsApp, incluindo a capa adulterada da TC e o seguinte texto:”SÓ PRÁ RECORDAR, ELES SEMPRE ESTIVERAM JUNTOS! O Grupo Carlinho Lírio, Amadeu Boroto, Freitas, Jorge Silva, Rui Baromeu são todos do mesmo grupo. Ficam usando o velho discurso para enganar vc eleitor”.

Um consultor jurídico ouvido pelo CENSURA ZERO destaca que “está em plena vigência o Calendário das Eleições 2020 e a postagem tipifica crime eleitoral, sendo passível de denúncias pelos partidos e políticos prejudicados ao Ministério Público Eleitoral, para proceder investigação do fato”.

CARLINHOS LYRIO

Candidato a prefeito homologado em convenção pelo Podemos, Carlinhos Lyrio, que fechou coligação com Cássio Caldeira (Progressistas), pronunciou-se sobre a fake news nas redes sociais.

“Caros amigos e companheiros de caminhada. mais uma FAKE NEWS! Está saindo em uma página e em alguns grupos a foto acima afirmando minha “parceria” com os políticos acima citados. Comunico a todos os amigos e companheiros que isso não passa de mais uma FAKE NEWS. As jogadas baixas da oposição chegaram, então fiquem atentos! Desde já, fica aqui o meu forte abraço, e tenham todos um ótimo e abençoado domingo!”, diz a íntegra da nota de Carlinhos Lyrio.

O candidato homologado não informou se comunicará oficialmente o fato à Polícia Federal e ao Ministério Público Eleitoral.

Coomunicado de Carlinhos Lyrio em seu perfil no Facebook.

OUTROS ENVOLVIDOS

O ex-deputado Freitas, que é o presidente do PSB em São Mateus, e o governador Renato Casagrande ainda não se manifestaram sobre o fato.

A Direção da Tribuna do Cricaré também não se pronunciou sobre o uso jornal por apoiadores do prefeito Daniel Santana para a produção e a distribuição de fake news.

LEIA TAMBÉM:

EDITORIAL – Requisito nº 1 que identifica ao Eleitor de São Mateus-ES a seriedade e as intenções do(a) Candidato(a) a Prefeito(a)

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!